Encontro promove debate com conselhos municipais e secretarias de Educação

 

 

 

Durante a manhã e tarde desta terça-feira, Araranguá foi sede de ampla discussão sobre Educação e consolidação dos Sistemas Municipais de Ensino. Reuniram-se no auditório da Unisul, conselheiros municipais de Educação e secretários municipais de municípios das três microrregiões Amesc, Amrec e Amurel, e de outras partes do estado. O evento contou ainda com a participação de autoridades locais, entre ela o prefeito licenciado Sandro Maciel, lideranças regionais e membros do Conselho Estadual de Educação. As atividades culturais ficaram por conta do grupo Anjos Musicais e grupo de violino da Escola Tancredo neves, do município de Praia Grande, além de apresentação do grupo de dança formado por alunas da Escola Municipal Otávio Manoel Anastácio, do bairro Jardim Cibeli, de Araranguá.

O presidente do Conselho Estadual de Educação Osvaldir Ramos procedeu a abertura do evento e destacou que o encontro visa superar as desigualdades regionais, assim como qualificar a educação e apoio ao sistema de ensino. “Este encontro é como a troca de fios de ouro parafraseando o biólogo chileno Humberto Maturana é um que fala sobre como somos resultado de nossas emoções e relações. Por isso devemos buscar uma malha de fios de ouro que é a do amor à educação”, definiu o presidente.

Ainda na abertura, foi homenageado o ex-inspetor de educação Otávio Munir Rocha, que recebeu o Prêmio de Mérito Educacional, aos 90 anos, pelos trabalhos prestados à região do vale do Araranguá. “É com muito orgulho que recebo esta homenagem, mas quero aqui dizer que não consegui sozinho este prêmio. Dedico aos meus colegas que juntos trabalhamos pelo desenvolvimento da educação na região”,  declarou o homenageado.

Entre as atividades desenvolvidas, o professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, conselheiro do Conselho Estadual de Educação e secretário de Educação do município de Florianópolis ministrou palestra sobre “Sistema Municipal de Ensino x Sistema  Nacional de Educação”;  as conselheiras Catia Cilene Laurentino, presidente do Conselho  Municipal de Araranguá e  Marlene Pires, presidente do Conselho Municipal de Criciúma relataram experiências sobre as  práticas dos Conselhos Municipais de Educação referente à normatização e autorização para funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal; e oficinas sobre Organização dos Conselhos de Educação versus Normatização do Sistema de Ensino e sobre o papel e atribuições dos Conselhos Municipais de Educação.

 

“Este é  um momento histórico para o município em receber o Conselho Estadual de Educação que se propôs a realizar este trabalho em Araranguá. Sabemos da importância desta atividade que promove debates para avançar na realidade educacional. Foi um dia muito produtivo com profundas reflexões a fim de mostrar novos caminhos e adequar ao nosso cotidiano”, relatou a secretária municipal de Educação, Rosângela Casagrande. A prefeitura de Araranguá foi parceira do evento, através da Secretaria Municipal  de Educação. As instituições promotoras foram: União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-SC), Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE),  Secretaria Estadual de Educação (SED/SC), Conselho Estadual de Educação de SC (CEE/SC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoio da Unisul, 22ª Gered, Instituto Federal  (IF-SC), e UFSC.

 

Confira mais fotos no link: https://goo.gl/SDZr6V