Domingo de “Cãoscientização” na Praça

Neste domingo, 4, Dia Mundial dos Animais, a cachorrinha Meg teve muito a comemorar. Após ter sido abandonada em um terreno baldio no bairro Coloninha, agora vai ganhar um novo lar. “Era de madrugada quando um casal parou e largou a Meg num terreno quase em frente de casa. Ela estava bem maltratada, com a barriga inchada de tantos parasitas. Tinha carrapato até no olho”, relata o motorista Julio Cesar Costa ao acrescentar que após ter levado a cachorrinha para ser cuidada pela equipe do programa municipal Saúde Bem Estar Animal, ele resolveu adotá-la. “Ela agora vai fazer companhia para o Simão nosso cão labrador”, complementa Costa, ao lado da esposa Márcia, e da adotada Meg, durante o evento Tarde na Praça, deste domingo.

Organizado pelo programa Saúde Bem Estar Animal, em parceria com a Associação Bom Pra Bicho e SOS Bicho Urbano, o Tarde na Praça reuniu centenas de famílias que levaram crianças e também muitos animais de estimação, num momento de muito carinho e respeito aos animais. “Nós que diariamente lidamos com situações de maus tratos de animais, hoje (domingo) é um dia de muita alegria. As famílias trouxeram suas crianças e seus “filhos de quatro patas” numa tarde de diversão e “cãoscientização” para todos. Trouxemos alguns animais abandonados para que as pessoas pudessem adotá-los com responsabilidade, pois, daqui não estão saindo brinquedos que se jogam fora e, sim, seres que duram média 15 anos”, comenta a tesoureira da Associação Bom Pra Bicho, Maria Helena Périco da Silva.

Além da diversão para a garotada, com brinquedos da Praça, cama elástica, piscina de bolinha, oficina de desenho, e da doação de cães abandonados, a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), também realizou a doação de mudas frutíferas. Um varal com fotos de animais abandonados e depois recuperados peã coordenação do programa da Prefeitura de Araranguá também foi exposto, além da confecção e entrega de cartilha de conscientização, entregue com o auxílio do grupo escoteiros Ariringuá. “O programa Saúde Bem Estar Animal tem como objetivo conscientizar a população sobre os maus tratos, incentivar a castração e neste evento estamos entregando uma cartilha sobre os cuidados com os animais e direcionada para as crianças e assim levar a mensagem aos pais’’, diz a coordenadora do Programa Saúde Bem Estar Animal, Maria Luiza Brina Macedo.

Segundo a coordenadora, o projeto “Cão comunitário” também foi divulgado e as placas entregues aos interessados. “Neste projeto as pessoas podem a partir de suas casas ou nos estabelecimentos comerciais cuidar de um animal de rua. Estes animais são protegidos por uma lei municipal” esclarece Luiza. O Tarde na Praça é um evento idealizado pela Prefeitura de Araranguá, e a cada domingo, secretarias, departamentos ou programas do município organizam um dia diferente com o propósito de ocupação dos espaços públicos, neste caso, a Praça Hercílio Luz.