Renovação é de 80% no Conselho Tutelar

Os araranguaenses compareceram em grande número às urnas nesse domingo, dia 4. A eleição unificada do Conselho Tutelar, ocorrida na maioria dos municípios brasileiros, contou com a participação de 4268 votantes em Araranguá, divididos em dez urnas, fixadas em salas de aula do Colégio Murialdo. O voto era facultativo. A apuração iniciou logo após o fechamento das urnas, às 17 horas, e encerrou por volta das 23 horas. Dos 15 candidatos, cinco foram eleitos e os demais ficaram na suplência para o mandato de quatro anos, com início para janeiro de 2016.

A mais votada foi a candidata Vânia Rejane Soares Elias, com 617 votos, sendo a única reeleita. “Ser conselheira tutelar é uma tarefa árdua e a votação que recebi demonstra o reconhecimento por este trabalho e farei o melhor possível durante o novo mandato. Quero também agradecer aos familiares e amigos que muito contribuíram para este momento”, declara Rejane.  Além de já atuar no conselho, ela ajudou a coordenar o coral das crianças EBM Otavio Anastácio, foi catequista e agente comunitária de saúde durante 10 anos. Os outros quatro conselheiros eleitos assumirão a função pela primeira vez, o que representa uma renovação de 80% entre os titulares do conselho.

O segundo mais votado foi Emerson Flávio da Rocha, com 508 votos. Para alcançar a votação, o candidato também contou com o apoio da família e amigos. “Não esperava que tivesse uma votação tão alta. Minha família e amigos me ajudaram muito durante o processo de eleição e contávamos que poderia ficar entre o quarto ou quinto colocado. Espero cumprir a cartilha do Conselho Tutelar e a minha experiência com crianças vai me ajudar durante este mandato”, relata ao destacar que já trabalhou com adolescentes na área da música e foi presidente de associação de moradores, e da Associação Bom pra Bicho.

A terceira colocada na eleição foi Tatiani Schimitti Vieira, com 387 votos, em seguida, Alysson Bitencourt, teve 371 votos, e quinta vaga ficou com Tamara Ferreira Da Silva, com 347 votos. A partir do 6º mais votado, todos os outros candidatos são considerados suplentes. Para o presidenteO presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcos Tramontin Serafim, integrante da Comissão Eleitoral, a eleição transcorreu normalmente em Araranguá. “O pleito ocorreu conforme havíamos planejado. Foi um processo democrático tranquilo e superou nossas expectativas pelo número de votantes”, diz o presidente.

O prefeito Sandro Maciel reforçou o compromisso da administração na reforma da nova sede do Conselho e desejou sucesso aos eleitos. “O conselheiro tutelar é muito importante para nosso município e sabemos que é preciso dar melhores condições de trabalho a eles. Estamos reformando a sede do Conselho Tutelar e quando os eleitos assumirem já estarão em um local com a estrutura adequada para exercerem suas funções”, afirma o prefeito. O pleito desse domingo contou ainda com a fiscalização da Promotoria da Infância e da Juventude, pela promotora Danielle Diamante.

Confira a votação de cada candidato

Nome do Candidato