Mutirão de castração intensifica trabalho de conscientização
Os irmãos Lola e Beauti passaram este domingo nas dependências do Caic Jardim das Avenidas, em Araranguá, para um motivo especial. Os cães seriam castrados, e dali em diante não iriam mais criar filhotes. A responsável pelos animais, Rosa da Cunha, afirma que Lola havia sido abandonada pelos antigos donos após se mudarem. “A Lola ficou na rua depois que os donos se mudaram e então resolvi cuidá-la já que todo período de cio era rodeada de outros cães”, diz Rosa que tem no total de nove cachorros e mais três gatos. “Faltava castrar só a Lola e o Beauti. Acredito que esta iniciativa de castração minimiza o sofrimento dos animais. É uma ação maravilhosa”, complementa.
O mutirão de castração foi uma realização da Associação Bom Pra Bicho em parceria com a Prefeitura de Araranguá, por meio das secretarias de Saúde e Educação, Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) e Instituto Bicho Urbano. Inúmeros cães e gatos foram cadastrados ao longo da campanha e nesse sábado e domingo, 7 e 8, os procedimentos eram realizados. O valor social cobrado foi de R$ 80 e mais R$ 20 caso a pessoa quisesse levar o medicamento pós-operatório. A presidente do Instituto SOS Bicho Urbano, Márcia Lírio, conta que a ação teve o amparo do Conselho Regional de Medicina Veterinária. “Buscamos todas as informações necessárias para a realização deste mutirão de forma legal. Fizemos tudo nas conformidades do Conselho e estamos felizes com a adesão e os resultados deste evento”, expõe Márcia ao acrescentar a importância de todos os procedimentos terem ocorrido dentro da normalidade e nenhum animal vindo a óbito.
Para a tesoureira da Associação Bom Pra Bicho, Maria Helena Périco da Silva, o evento busca intensificar a conscientização sobre a importância do não abandono dos animais e da procriação de cães e gatos de rua. “Esta é uma ação contínua. As pessoas precisam ter consciência de não abandonar os animais e a castração não só diminui a população canina e felina, como faz bem à saúde dos animais”, relata. O prefeito Sandro Maciel aprovou a iniciativa e reafirmou o compromisso da administração em dar suporte a entidade. “O trabalho que a Associação Bom Pra Bicho, assim como o instituto SOS Bicho Urbano, é de extrema importância para o município. O mutirão é uma extensão do bom trabalho realizado e estamos atentos às demandas das instituições de proteção aos animais”, declara o prefeito.