Secretário do Interior destaca respaldo da prefeitura aos agricultores

Durante as três primeiras semanas do mês de janeiro, a Prefeitura de Araranguá, através da Subsecretaria o Interior manteve a rotina de desenvolver ações apoiando os agricultores do município. Em conseqüência disso, trabalhos como melhoria do acesso as propriedades rurais, ensilagem, plantio, ajuste de comportas, revitalização de pontes e reparos na tubulação subterrânea foram realizados para oferecer melhor estrutura aos moradores de diferentes comunidades da zona rural.

Força do campo

Ao avaliar os trabalhos feitos no início de 2015, o secretário do Interior, Maureci Raul Rodrigues lembrou que Araranguá possui tradição agrícola. Embora ocorra a gradativa diversificação das atividades econômicas, a agricultura continua predominando no âmbito municipal. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, em 2010, Araranguá possuía 17,6% da população residindo na área rural. Isto representa aproximadamente 10.784 pessoas. “Hoje, tenho convicção que essa população cresceu consideravelmente, porque muitas famílias estão optando por permanecer no interior. Justamente por isso, aumenta nossa responsabilidade e compromisso em oferecer respaldo, assistência e estrutura”, explicou.

Confira alguns exemplos de ações recentemente realizadas pela Secretaria do Interior:

– Implantação de 15 metros cúbicos de material britado e aplainamento com retroescavadeira nos acessos para quatro propriedades rurais.

– Realização de 46 horas de serviço de ensilagem e plantio de 5 hectares de milho.

– Remoção da comporta que auxilia os produtores de arroz da comunidade de Forquilha Grande no controle do nível da água.

– Apoio na conclusão da estrutura da nova ponte situada sob o Rio Sangradouro, no Fundo Grande. No local foram implantados 60 metros cúbicos de material britado, mais aterro.

– Realização da patrolamento nas estradas vicinais, que são vias importantes para o escoamento da produção agrícola, nas comunidades do Caverazinho, Lagoa da Serra, Fundo Grande, Canjiquinha (entrada para a balsa), Santa Catarina, Itoupaba, Morro do Pronto, Espigão, Taquaruçú e Operária.

– Substituição da tubulação subterrânea na Estraga Geral da Operária. A antiga rede já não atendia a demanda ocasionando freqüentes alagamentos no local cada vez que chova torrencialmente.

Secretário do Interior destaca respaldo da prefeitura aos agricultores

Força do campo