Prefeitura entrega novo Creas

A prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, inaugurou o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O prédio foi amplamente reformado e compreendeu ainda a retirada de forro, telhado e demolição das partes a seremmelhoradas, infraestrutura, colocação de vigas e pilares, pavimentação interna, paredes, cobertura e proteções, revestimentos e pintura, esquadrias, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, nova mobília e complemento da obra, totalizando uma área de quase 300m² e investimento em torno de 105 mil reais.

De acordo com o secretário de Assistência Social e habitação, Eduardo Chico Merêncio, o Creas atende a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos e atua interligado com outros serviços. “O Creas trabalha em rede em que se trabalha juntamente com o Cras, Conselho Tutelar e Centro Pop. Aqui consideramos o que é a UTI, para a Saúde, por isso a importância do trabalho em rede. Temos uma equipe que tem entendido como trabalhar de forma humanizada com as pessoas e este espaço antes insalubre dá lugar a um ambiente de acolhimento e mais qualificado”, declara o secretário. A servidora Soraia Deolindo, representando a equipe do Creas elogiou a reforma. “Parabéns ao secretário Chico e ao prefeito pela iniciativa. O prédio ficou muito bonito e agradável. Qualquer pessoa que chegar aqui vai se sentir bem acolhida”, afirma. Ao construir umnovo espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e priorizando a reconstrução de suas relações a prefeituratornou o local funcional, com a criação de três novas salas de atendimento à população, recepção e um novo espaço com banheiros dentro dos padrões de acessibilidade ao cidadão.

O prefeito Sandro Maciel ressaltou sobre obras realizadas próximas do novo Creas, como o Conselho Tutelar, reforma da pista de skate, a construção do Parque das Águas e a galeria pluvial. Sobre o Creas, ele reconheceu ser um local de trabalho bastante delicado, mas relatou o comprometimento da administração em fazer com que menos pessoas utilizem os serviços do local. “O Creas atua com pessoas em situações mais complicadas, mas estamos nos esforçando ao máximo com serviços de prevenção, entre eles o Cras, a Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas que tem ido às escolas, projetos esportivos e muito mais. Este espaço é como se fosse a “cura” e prevenir ainda é o melhor caminho, mas quem chegar aqui certamente vai ter um tratamento digno”, expõe o prefeito.   O ato de entrega contou com a participação de autoridades políticas do município, equipe do Creas, conselheiros tutelares atuais e eleitos para o próximo mandato e moradores dos arredores do novo Creas, que está localizado na avenida Coronel João Fernandes, número 649, bairro Urussanguinha.