Prefeito Sandro Maciel homenageia medalhistas de olimpíada astronômica

Na tarde da última sexta-feira, dia 27, o prefeito Sandro Maciel homenageou os participantes da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e medalhistas na competição.  Pela primeira vez a Educação do município esteve presente no evento e já colheu resultados significativos.  Os trabalhos desenvolvidos pela Escola Éthicos, rendeu medalhas aos alunos Fábio Guilherme Lima (prata) e Amanda Kroeff Moreira (bronze), coordenados pela professora Soraia Soares da Luz.  Do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), receberam as medalhas de bronze os irmãos Jessé Emerim Schardosim e Jesiel Emerim Schardosim, com trabalhos sob a coordenação da professora Leciane Eufrasio Coelho.

Realizada em maio, a edição deste ano contou a participação de mais de 830 mil alunos, distribuídos em aproximadamente 9.500 escolas, e os resultados foram divulgados recentemente. “Parabenizamos a todos pelos excelentes resultados e em forma de reconhecer o esforço de todos que estamos fazendo esta homenagem. Aos que se esforçam em prol da Educação  do nosso município merecem ser reconhecidos”, declara o secretário interino de Educação, Fernando Marcelino.

Os premiados de Araranguá foram recebidos pelo prefeito, no próprio gabinete, para receber as medalhas e os certificados de honra ao mérito. “É um orgulho para nós realizar parcerias que estão dando resultados para o município. Com este trabalho em rede e os esforços de cada um evidenciam ainda mais o nome de Araranguá. Parabéns pelos resultados alcançados na olimpíada e no Soletrando ”, declara o prefeito .

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI)

Soletrando na Feira

O ato de reconhecimento aos medalhistas da OBA também contou com a participação da aluna Bruna Eduarda da Silva Moura, do 8º ano da E.B.M. Caic Jardim das Avenidas. Ela foi a terceira colocada no concurso Soletrando na Feira, encerrado no último dia 20, em Turvo. A final foi realizada noParque de Exposições Prefeito Íris Olivo e o evento integrou a programação da 15ª edição da Feira das Lojas Adelino.

A aluna também recebeu o certificado de honra ao mérito pelo desempenho no concurso de soletração, além de já ter recebido dos promotores do concurso a quantia de R$ 500. O coordenador do projeto, Willian Zilli, prestigiou a homenagem. “A missão das Lojas Adelino é realizar trabalhos voltados para o social. Ficamos felizes pela participação das escolas da rede municipal de Araranguá e pelo resultado da aluna Bruna”, destacou.