Plenária abre Semana Municipal dos Direitos Humanos na próxima terça

Pela primeira vez Araranguá vai discutir um tema reconhecido mundialmente e tem a Organização das Nações Unidas (ONU) como referência nesta defesa: Direitos Humanos. Apesar de ser amplamente divulgado pela mídia, pouco se discute sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o conceito, muitas vezes, é interpretado de modo desvirtuado. A prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove entre os dias 8 e 11, a Semana Municipal dos Direitos Humanos.

A primeira atividade a ser realizada na próxima terça-feira será uma plenária referente ao tema, no Colégio Murialdo, das 8 horas às 17h30min. “Este é um momento novo no município e acreditamos ser de extrema importância debater os direitos humanos. Falar sobre este tema é tratar de direitos, das liberdades de pensamento e expressão, valores, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, relata o secretário de Assistência Social, Eduardo Chico Merêncio.

Segundo o secretário, a plenária será assessorada pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos de Santa Catarina. “Teremos este assessoramento e a ideia será encaminhar, a partir da plenária, nomes para a participação de novas conferências de Direitos Humanos. Para este evento convidamos todos os setores da sociedade, desde conselhos municipais a serviços de saúde, educação, assistência social, segurança, judiciário, e entre outros”, destaca Chico ao enaltecer a parceria com o movimento nacional e com o Colégio Murialdo para a realização do evento.

Além do encontro, a semana seguirá até o próximo dia 11 e terá apresentações do Teatro Cirquinho do Revirado, com a peça “O Sonho de Natanael” e exposição de oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em espaços públicos da região central da cidade. “A peça do Teatro Cirquinho do Revirado, premiada e reconhecida em todo o país, trata da erradicação do trabalho infantil ao mostrar a privação um menino de ir à escola, ferindo um dos direitos humanos essenciais. Queremos chamar a atenção da sociedade em relação a este tipo de abuso, além de expor os trabalhos que realizamos com as crianças do Cras nos espaços públicos”, detalha o secretário.

A programação

08/12 [Plenária Sobre Direitos Humanos]