Feira reúne peças confeccionadas por pacientes do CAPS

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Araranguá realizam nesta quarta-feira, dia 16, uma feira de produtos confeccionados por eles ao longo do ano. São várias peças decorativas idealizadas pelo grupo que é atendido pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo o CAPS tem mais de 600 pacientes ativos com transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, e Transtorno Obsessivo-Compulsivo, conhecido como TOC.

Destes aproximadamente 50 participaram dos trabalhos de artesanato para a confecção dos produtos. “O artesanato, assim como outras atividades, faz parte do tratamento realizado com os pacientes. É uma forma mais humanizada em atender quem tem transtorno mental”, relata a coordenadora municipal do CAPS, Fabiane Tierling, ao comentar sobre a importância da feira para os pacientes. “Antes, estes pacientes eram excluídos da sociedade e recebiam tratamento segregador. Com esta iniciativa eles se sentem mais felizes e em convívio social”, destaca.

A paciente Silvana Martins se diz a vontade em participar do CPS e poder expor os produtos. “É maravilhoso participar do grupo. Um ajuda o outro e a gente aprende muito. Minha vida era outra antes de participar do CAPS. Hoje, já reduzi bastante a quantidade de remédios que tomava”, conta ao acrescentar que há um sonho que ela ainda almeja conquistar. “Espero um dia voltar a trabalhar. Este é um sonho que vou lutar para conseguir”, revela Silvana.