Crianças que entrarem na escola deverão apresentar exame oftalmológico. Projeto tem como objetivo diminuir a evasão escolar em razão de problemas oftalmológicos.

Araranguá

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia dão conta que em média 3 a cada 20 crianças apresentam deficiência ocular, exigindo o uso de óculos de grau.  E, apesar do acesso fácil a informação, ainda existem crianças que deixam de ir à escola por apresentarem problemas oftalmológicos, dificuldades na visão que em alguns casos, podem levar à cegueira. Pensando nesta situação, o vereador, Adão Vieira dos Santos, o Vidrinho (PR), elaborou um projeto de lei que torna obrigatória a apresentação de exame oftalmológico completo em todas as crianças que ingressarem nas escolas da rede municipal de ensino.

O projeto foi votado na sessão desta segunda, 02, e aprovado. Além de prever a necessidade de apresentação do exame assinado por oftalmologista atestando a situação da visão da criança, ainda determina que em caso da família não ter condições de arcar com as despesas médicas, que a própria instituição de ensino encaminhe para o atendimento na rede pública em até um ano da matrícula. “Conheço adultos que até hoje nunca fizeram um exame oftalmológico. Não tenho a intenção de impedir o acesso a escola, mas permitir que todas as crianças sejam submetidas a um exame completo e que as providências sejam tomadas a tempo”, comentou o autor, que também faz uso de óculos de grau e mencionou que seu apelido, Vidrinho, derivou deste fato.

A lei que conta com cinco artigos, determina ainda que a Secretaria de Saúde municipal promova todos os anos uma campanha educativa para realização do primeiro exame de vista nas crianças que ingressem na rede municipal de ensino.

O projeto foi aprovado, e se sancionado pelo prefeito, Mariano Mazzuco, passa a valer no próximo ano.