Cidade respira arte com Agosto Cultural, Araranguá terá programação cultural durante o mês inteiro.

RECICLANDO COM DIVERSÃO Uma das atividades do Agosto Cultural é o projeto Reciclar, em que dois palhaços vão a 22 escolas no município ensinando sobre reciclagem e ensinando os alunos a confeccionar brinquedos, bolsas, roupas e muito mais com tampas de garrafas, embalagens vazias, e todo o tipo de lixo reciclável. Jaira Márcia da Silva, a palhaça Docinho, que um dos responsáveis do projeto, celebrou o Agosto Cultural como uma série de eventos que agrega à educação. “Está sendo muito emocionante esse trabalho. É a primeira vez que atuamos através da secretaria, e além de ensinar, estamos aprendendo. Esse trabalho está nos surpreendendo, por que ao apresentar um trabalho, as crianças mostram sua criatividade mostrando outro. Está sendo gratificante”, diz. Ela e o parceiro, o palhaço Salgadinho também fizeram palhaçada nos ônibus que circularam pela cidade. “Estamos bem felizes. A ação é muito bonita”, continua ela. Foram muitas escolas abrangidas pelo projeto Reciclar, com crianças de 5 a 13 anos de idade. Nas duas turmas que receberam a oficina nesta segunda-feira na Escola Adelina Soares, no bairro Mato Alto, cerca de 50 brinquedos foram confeccionados. Bolsas, fantoches, brinquedos e muitos outros itens surgiram de material reciclável nas mãos das crianças que passaram algum tempo com os palhaços Docinho e Salgadinho. Com alto astral, música e alegria, os artistas ensinaram e divertiram em um dia chuvoso do Agosto Cultural. “Ajudamos o meio ambiente, damos palestra sobre reciclagem, depois brincamos, cantamos”, conta Docinho. Já Antônio Alves de Souza, enaltece o cunho didático da atividade e agradece a oportunidade de estar levando o projeto a mais crianças. “É bem cansativo, mas divertido, transmitindo alegria e ensinamentos sobre a reciclagem, evitando que muita coisa vá parar na natureza. Agradecemos à Cultura e o interagir das crianças, que é muito importante”, comenta. Para ele, é notável a diferença no comportamento das crianças depois de apresentar o Reciclar nas escolas. “A necessidade é grande e as crianças estão se educando a cada dia conosco. Já vemos a diferença e a criatividade que os estudantes têm. Esse projeto está fazendo diferença na educação de Araranguá”, diz. As crianças, segundo Gisele da Silva Martins, professora do quarto e quinto ano da escola Adelina, adoraram o projeto e já pedem novas edições. “Geralmente nós vamos até o calçadão, mas nesse ano a proposta foi diferente e trouxeram a Docinho e o Salgadinho para a escola, com esse trabalho de reutilização do lixo. Foi ótimo, as crianças amaram e produziram eles mesmos os brinquedos. Além disso, ainda tem a parte de recreação bastante divertida. Brincando, as crianças aprenderam que tudo o que vai para o lixo pode ter alguma utilidade. Tomara que tenham mais atividades desse tipo”, ressalta. Nas cores e formas do que a maioria das pessoas joga fora, mais brilho e alegria foram adicionados aos olhos curiosos das crianças da escola.

Fonte Enfoque Popular Aline Bauer.

Fotos Rafael Torman.