Araranguá realizará mutirão de castração animal

A FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), através do seu Setor de Bem Estar Animal, em parceria com o Governo do Município de Araranguá, promoverá um mutirão de castração, para cães e gatos, nos dias 22 e 23 de setembro. O evento acontecerá das 8h às 19h, no antigo Posto de Saúde do bairro Polícia Rodoviária.

Quarenta castrações serão subsidiadas pela Prefeitura e são destinadas a animais de rua, acumuladores e protetores. As demais castrações tem um valor social de R$ 100,00 (cem reais) por animal, independente do tamanho. Este valor é possível devido ao entendimento entre o município, o Instituto SOS Bicho Urbano e a participação efetiva da ONG Amigo do Chico, que leva em média 10 voluntários para auxiliar nos trabalhos de pré operatório, sala de cirurgia e pós operatório.

Quem quiser castrar o seu animal, deve procurar a Casa do Agricultor, em frente à rodoviária de Araranguá e fazer a inscrição até o dia 22. Como a procura é grande, caso o animal cadastrado não seja atendido, nesta edição, a inscrição é válida para o próximo mutirão. Até dezembro, haverá um mutirão por mês. Por evento são atendidos uma média de 120 animais e quem chegar na hora, sem prévia inscrição, poderá ser atendido, desde que tenha um pouco de paciência.

Segundo a enfermeira Flávia Cândido, coordenadora do Projeto do Bem Estar Animal da FAMA, não há contraindicações para a castração, desde que tomados alguns cuidados. As fêmeas só a partir do 4º mês de idade e os machos a partir do 6º mês. Após a cirurgia, os pets devem ficar presos por 10 dias, os curativos e assepsia no local devem seguir a indicação do médico. Até agora não houve problemas pós operatórios. “Nos últimos cinco mutirões a prefeitura conseguiu castrar cerca de 900 animais’, salientou Flávia. Outras informações ligue: 9 88 21 83 21.

Assessoria de Imprensa.