Secretaria de Assistência Social e Habitação atende mais de quatro mil famílias

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Araranguá, tem a sua sede na Avenida Coronel João Fernandes, 88, bem no centro da cidade. Neste endereço o cidadão tem acesso a diversos serviços prestados através da pasta. Um deles é o CAD Único(Cadastro Único), que é o ponto de entrada, para que os munícipes tenham acesso a todos os benefícios da vulnerabilidade social. Hoje, são atendidas em média, 40 pessoas ao dia. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

É através do CAD que o cidadão tem acesso ao Bolsa Família. Já o ID Jovem oportuniza aos jovens o transporte interestadual gratuito, para pessoas entre 15 e 29 anos. Outro benefício disponível é a Tarifa Social, que é um desconto na energia elétrica. O Benefício de Prestação Continuada, o BPC, é um benefício para quem tem até 65 anos, é portador de deficiência e não contribui com o INSS.

O Baixa Renda do INSS, contempla homem ou mulher de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito da sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria. Para a coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família, Ana Karina Silva Raupp, através do CAD Único hoje são atendidas mais de 4 mil famílias em Araranguá, o que beneficia aproximadamente 12 mil pessoas.

Outro serviço prestado através da Secretaria é a pasta da Habitação, que atende todo o programa habitacional e principalamente no déficit de moradias. Os números revelam que 30% das pessoas cadastradas através do CAD ÚNico estão em busca de programa habitacional, como o Minha Casa, Minha Vida. Cinquenta por cento dos cadastrados buscam o Bolsa Família e 20% outros programas.

Na sede da Secretaria também são realizadas as reuniões com todos os conselhos do município, como o Conselho do Idoso, do COMAS(Conselho Municipal de Assistência Social) e CMDCA(Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Também fazem parte da Secretaria o CRAS(Centro de Referênciade Assistência Social), o CREAS(Centro de Referência Especializado em Assistência Social), o POP, que atende a população em situação de rua e o SCFV(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), o antigo CIARTI, que operam em outros endereços no município.

Mais informações na sede da secretaria. Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Alice Aguiar, todos estes serviços são importantes. “Dispomos de uma equipe de técnicos especializados em todos os atendimentos. Estamos comprometidos com o resultado final dessas famílias, pois acompanhamos todo o processo”, finalizou.

Assessoria de Imprensa.