Homens fizeram mais exames de PSA
Parcial da Saúde mostra um aumento de 200%
Próximo do término do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde, já tem as parciais da campanha desenvolvida ao longo do mês, visando a detecção precoce do câncer de próstata. Durante este período foram seguidas as orientações do Instituto Nacional do Câncer, INCA, oferecendo o acesso ao exame PSA(Antígeno Prostático Específico) através das Unidades Básicas de Saúde.
Dentro da programação foram oferecidos aos homens noites específicas, com palestras e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite em todas as Unidades, em horário diferenciado: das 18h às 20h, para facilitar o acesso para todos. Eles puderam solicitar, através da consulta de enfermagem, o exame de PSA.
Os percentuais melhoraram, se comparados aos dois últimos meses. Em novembro foram marcados durante a campanha 325 exames de PSA e executados até o dia de hoje, 29, 120 exames, entre PSA Livre e Total. Em setembro foram 88 exames. Em outubro 108. Se confirmados os exames marcados o aumento será de 200%, referente ao mês anterior.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Dirlei Ferri, os homens apresentam alguma dificuldade para adesão às campanhas. “As mulheres além de se cuidarem mais estão sempre em dia com os exames”, explica.
O Novembro Azul termina nesta sexta-feira, 30. Mesmo com o fim da campanha, os homens podem continuar fazendo os exames através da agenda de uma consulta na unidade mais próxima.
Assessoria de Imprensa.