Bem Estar Animal apresenta números de 2018

Foram 842 castrações e 1.177 atendimentos para animais de rua ou acumuladores

 

O Setor de Bem Estar Animal da FAMA(Fundação Ambiental do Município de Araranguá) divulgou recentemente, um balanço das ações do setor no ano de 2018. Ao longo do ano foram realizadas 842 castrações entre cães e gatos, em seis mutirões. Destes 690 foram fêmeas e 242 machos.

 

Participaram das ações uma equipe da FAMA, da Associação Amigos do Chico e do Instituto SOS Bicho Urbano, que é responsável pela equipe de veterinários que realiza os procedimentos cirúrgicos. Em cada mutirão trabalha uma equipe composta por três veterinários e onze voluntários.

 

Segundo a responsável pelo setor, a coordenadora Flávia Cândido, para este ano há uma expectativa de aumentar as castrações. “O primeiro mutirão deverá acontecer nos dias 16 e 17 de fevereiro”, explicou. Os mutirões acontecem no antigo Posto de Saúde da Polícia Rodoviária, que foi cedido pela Secretaria de Saúde do município.

 

Uma boa notícia para a causa animal é que agora Araranguá, além das castrações, teve em 2018 o atendimento emergencial para animais atropelados, doentes ou desnutridos. O atendimento foi realizado na Clínica Veterinária Doutor Saul Flores, que fica na Rua Rui Barbosa, próxima da FAMA. A contratação dos serviços aconteceu através de licitação, que já está aberta, e deverá acontecer novamente neste novo ano.

 

Os números de atendimentos ultrapassaram as expectativas. Só no ano que passou foram 1.177 atendimentos realizados na clínica. Uma média de 100 atendimentos mensais. O recorde em um mês chegou a 181 atendimentos, ou seja, mais de seis atendimentos/dia.

 

Para Flávia 2018 foi positivo. “Conseguimos atender um grande número de fêmeas, graças ao trabalho das protetoras que acolhem essas fêmeas e levam para a castração”, salientou.

Para este ano o Setor Animal da FAMA pretende aumentar os atendimentos devido ao crescimento da demanda.

 

Para 2019 tem novidade. Os animais que passarem pelo mutirão serão castrados, chipados e tatuados. A tatuagem é mínima e acontece na orelha. O chip terá os dados do dono do animal, no caso dos de rua, os dados do município.

 

Todos os atendimentos são para animais de rua e acumuladores. Mais informações no fone: 48 3903 1879 com a Flávia.

 

Assessoria de Imprensa.