Idosos devem receber cuidados especiais no verão, revela médica do SAD

A diminuição da sede e da sensação de calor são os principais problemas no verão

 

Com o verão são diversos os cuidados que as pessoas devem ter devido às temperaturas mais altas e o Sol intenso desses dias. E estes cuidados devem ser estendidos para todas as idades.

 

No caso dos idosos é importante uma atenção especial. Segundo a doutora Helena Demétrio do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá, conforme passa a idade, o centro de temperatura corporal diminui. “Acabam não sentindo, tanto sede, quanto calor, e com isto cresce o risco de desidratação e hipertermia”, explicou.

 

Outra situação que requer maior atenção nesta fase da vida é a língua e os lábios secos e a diminuição da urina. Por isso é importante o consumo de líquidos, uma média de dois litros por dia, com exceção dos idosos que estão sob cuidados médicos com o quadro de insuficiência cardíaca ou renal.

 

“Como eles não têm sede, os familiares ou cuidadores, devem incentivar o consumo de água, usar roupas leves e dar preferência aos ambientes arejados”, destaca a profissional. Outro cuidado importante é quanto a alimentação que deve ser adequada para esta época do ano, além das frutas e verduras.

 

Os idosos também devem evitar a exposição ao Sol entre 10h e 16h e em caso de exposição, devem usar filtro solar com reaplicação a cada duas horas, além dos bonés e chapéus. “É importante também os responsáveis ficarem atentos aos sinais de desidratação mais comuns como: tontura, dor de cabeça, mal-estar geral e sinais de hipertensão como náuseas e vômitos”, frisa Helena.

 

Caso surjam alguns destes sinais o idoso deve ser colocado num lugar arejado e ofertar líquidos. Caso não haja melhora e os sintomas prevalecerem, os familiares, ou cuidadores, devem procurar o médico mais próximo.

 

A médica de Clínica Geral finaliza ressaltando que “o principal problema do verão para o idoso é a falta de percepção do calor e a diminuição da sensação de sede”, concluiu Helena.

 

O SAD cuida de pessoas acamadas ou em reabilitação. Mais informações na Unidade de Saúde mais próxima, ou na Unidade Central no Hospital Bom Pastor.

 

 

Assessoria de Imprensa.