Araranguaense é homenageado em cerimônia do 28º GAC
Expedicionário Iracy Luchina foi morto em combate na 2ª Guerra Mundial
O prefeito Mariano Mazzuco Neto, secretários, diretores de departamentos, entidades representativas e comandantes militares, participaram na tarde da quinta-feira, dia 9, da Formatura Alusiva ao Dia do Expedicionário (5 de maio) e do Dia da Vitória (8 e maio) na Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia aconteceu na rótula das Avenidas 7 de Setembro e Getúlio Vargas, junto ao busto do Expedicionário Iracy Luchina e contou com a participação dos soldados da 1ª Bateria de Obuses e integrantes da Banda Severiano.
O evento, com o apoio do Governo do Município, foi uma realização do 28º Grupo de Artilharia de Campanha de Criciúma, que é parceiro do município de Araranguá.
Depois das prerrogativas do cerimonial militar, Eduardo Mendonça Fava dos Reis, acompanhado de Ana Cláudia de Camargo Mendonça Fava dos Reis, leu trechos da história citando as ações da Força Expedicionária Brasileira na Itália e do pracinha Iracy Luchina, de Araranguá, morto em combate, no dia 12 de dezembro de 1944, na batalha de Monte Castelo.
Eles representam o Grupo Histórico Monte Castelo, da cidade de São Paulo, que trabalha na pesquisa histórica e divulgação da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e estavam vestidos com trajes de época na cerimônia.
Ana, representando as enfermeiras da FEB, relatou que 73 participaram da guerra e hoje duas vivem: Virgínia Porto Carreiro é carioca e tem 100 anos. Carlota de Melo tem 104 anos e é mineira.
Dos 25.334 pracinhas participantes, 454 sucumbiram no fronte de batalha.
Finalizando a cerimônia, o comandante do 28º GAC o tenente-coronel Souza Neto que falou da importância da solenidade. “É uma homenagem aos heróis da FEB, em especial aos araranguaenses, como o expedicionário Iracy Luchina, que com seu sangue, escreveu páginas de história”, destacou.
O prefeito Mariano Mazzuco Neto agradeceu ao comandante, tanto pelo cerimonial quanto pela presença do 28º GAC. As homenagens aconteceram também nos municípios de Nova Veneza e Orleans.
Fotos: Rafael Torman.
Assessoria de Imprensa.