ATENÇÃO! MUDANÇA NO BOLETIM DIÁRIO DE COVID-19

O boletim diário de Covid 19 do município de Araranguá, passará por uma reestruturação nesta sexta-feira, com relação ao número de monitorados.

 

Quem acompanha os boletins de Santa Catarina e os de Araranguá, percebeu nos últimos dias uma diferença grande nos números de casos monitorados. No boletim desta última quarta-feira, dia 16, por exemplo, Araranguá apresentava 1937 casos monitorados, enquanto o estado mencionava apenas 75.

 

Por quê? Entenda a diferença e a mudança:

 

Todos os casos positivos do município, sejam os detectados no atendimento público, sejam no atendimento particular, são registrados no mesmo sistema que vai para a Secretaria de Saúde do estado.

 

Entretanto, o estado tira automaticamente do registro os casos diagnosticados leves após 10 dias do registro, e 20 dias após o registro dos casos graves ou internados, em ambos os casos quando não há complicações.

 

O município faz uma contagem diferente para “dar alta” dos casos e tirá-los da contabilidade monitorada. Cada pessoa que está positivada com Covid 19, recebe a ligação de nossa equipe, que acompanha por telefone, a evolução da doença. Após constatar que o paciente não precisou de internação, ou que já teve alta hospitalar, ou que não apresenta mais sintomas e que já cumpriu a quarentena exigida, tem seu nome retirado da contabilidade de casos monitorados.

 

A grande diferença entre os números publicados pelo estado e pelo município se deu justamente pela repentina demanda de atendimento nas primeiras semanas de janeiro, o que prejudicou o serviço de acompanhamento telefônico de nossa equipe, e a atualização dos dados, que é um processo muito mais demorado do que feito pelo estado, que voltou ao atendimento presencial e ao registro dos novos casos.

 

Para voltarmos a ter a mesma informação, o município decidiu adotar os números monitorados pelo estado, a partir desta sexta-feira, dia 18/02, seguindo seus critérios, até que consigamos voltar à normalidade e ao procedimento que seguimos.

 

Agradecemos a compreensão de todos.