Defesa Civil monitora comunidades e diz que leito do Rio Araranguá está com seu nível normal

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto de Oliveira e o diretor executivo de Obras do município, Márcio Honório intensificam as vistorias junto às comunidades ribeirinhas de Araranguá. O objetivo é verificar a situação das famílias e informar os moradores sobre o alerta anunciado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAN/EPAGRI), que prevê grande quantidade de chuva durante essa semana.

Apesar de monitorar a situação, Paulo Roberto diz que em Araranguá e no extremo sul catarinense a estimativa inicial de que ocorresse entre 320mm a 400mm de chuva em dois ou três dias não se confirmou. “Fizemos todo o trabalho de base para garantir a segurança da população. Na noite dessa quinta-feira, dia 26, por exemplo, percorremos várias localidades do interior. Antes já havíamos vistoriado a situação no bairro Vila São José, Baixadinha, Barranca, Hercílio Luz, Sanga do Marco, Itoupava, entre outras. Continuamos em alerta. De positivo informo que a nova projeção de chuva indica níveis abaixo daqueles previstos anteriormente. Ainda pode ocorrer a precipitação de 190mm a 260mm. Isto, no entanto, não é uma certeza. Se acontecesse essa intensidade de chuva num período de 48h a 72h, às águas do Rio Araranguá poderiam transbordar. Como, por enquanto essa expectativa não se confirmou, o leito do rio permanece com seu nível normal”, disse.

Paulo Roberto também observou que quando chove em parâmetros bem acima do normal, as águas provocam alagamentos nas lavouras e deslocam-se para o Rio Araranguá, aumentando o nível do efluente. “Até o momento esse problema não ocorreu, por isso não foi necessário abrir as comportas que ajudam a controlar o leito do rio. Esperamos que as intensas chuvas não aconteçam em nosso município e região e que não tenhamos que utilizar do artifício”, afirmou.

Além de monitorar a situação dos moradores e verificar constantemente a régua de medição do Rio Araranguá, a Defesa Civil Municipal tem mantido contatos com colegas de outras cidades. “Da Defesa Civil de Timbé do Sul, município onde as águas desembocam no Rio Araranguá recebemos relatos afirmando que o nível de chuva está dentro dos padrões normais. Este é mais um dado favorável. Mesmo assim, desde o início da semana continuamos em situação de alerta para estarmos preparados em caso de qualquer eventualidade”, explicou Paulo Roberto, que já perdeu as contas de quantas enchentes trabalhou como voluntário e coordenador da Defesa Civil.

DEFESA CIVIL MUNICIPAL

TELEFONES PARA CONTATO

Márcio Honório: (48) 8823-8331;

Paulo Roberto de Oliveira: (48) 8849-6912.