Situação no Rio Araranguá e nas comunidades ribeirinhas é normal

Embora os elevados níveis de chuva previstos para assolar a cidade de Araranguá não tenham se confirmado, a Defesa Civil Municipal manteve plantão visando prevenir a população. As vistorias que foram intensificadas durante toda a semana foram repetidas na sexta-feira, sábado e domingo, dias 27, 28 e 29.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas 72 horas choveu em Araranguá o equivalente a 154 milímetros. Esse índice pluviométrico ficou abaixo da expectativa, que poderia variar entre 190mm e 260mm no mesmo período. A média normal de precipitação pluviométrica para o município varia entre 150mm e 250mm.

COMPORTA FECHADA

O coordenador da Defesa Municipal, Paulo Roberto de Oliveira e o secretário executivo de Obras, Márcio Honório fizeram vistorias e análises em vários pontos da cidade e interior. “Este monitoramente ocorreu à noite também, porque foi justamente nesse período que a chuva ocorreu com maior intensidade. No sábado, por volta das 11h tivemos que fechar a comporta de água da Barranca. Fizemos isso, porque o nível do Rio Araranguá estava com seu leito no limite máximo, que é aproximadamente 1m40cm. Foi uma medida de precaução, preconizando o zelo pela segurança”, explicou Paulo Roberto.

EFEITO DOMINÓ

Já Márcio Honório ressaltou que quando chove com intensidade na região extremo sul catarinense e no Rio Araranguá, que desemboca no mar, o destino de grande parte dessas águas é justamente esse efluente, o que acaba elevando consideravelmente o volume. “Não foi o caso desta ocasião, mas às vezes a situação das enchentes parece controlada e o rio transborda após as chuvas cessarem. Isso acontece porque vem para cá muita água retida em municípios como Timbé do Sul, Meleiro e Ermo”, relatou. Ele saudou a chegada do sol no domingo, dia 29 destacando que o nível do rio não chegou ao pico previsto.

SERVIÇO DE BALSA

Além de percorrerem as comunidades e contatar com órgãos como a Defesa Civil de municípios vizinhos e do Estado, Paulo Roberto e Márcio Honório monitoraram o volume do Rio Araranguá através da régua de medição, que está instalada próxima a ponte pênsil. No sábado, após as fortes chuvas da noite a madrugada anterior, o nível do rio chegou ao seu limite, mas não saiu do leito normal. “Percebemos, no entanto que o movimento das águas era intenso e que muitos galhos, plástico, madeira e objetos descartados eram transportados pelo efluente. Isso tudo fica encalhado nas encostas ou chega até a foz, que une o rio ao mar, o que acaba atrapalhando o fluxo normal. Já no domingo ensolarado ocorreu uma redução substancial no nível das águas do rio. O leito estava a mais de 20cm da régua de medição”, observou Paulo Roberto.

O coordenador da Defesa Civil também informou que, por medida de precaução, o transporte sob o Rio Araranguá feito na balsa entre Balneário Morro dos Conventos e Ilhas está suspenso desde sábado pela manhã. “A prestação desse serviço deve voltar ao normal já a partir dessa segunda-feira, dia 30”, afirmou.

Segundo ele, a previsão é de que o nível do Rio Araranguá comece a baixar até estabilizar-se. A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) de Santa Catarina aponta que às chuvas darão uma trégua nesse início de semana.