CAMPANHA CARNAVAL CONSCIENTE

A Secretaria de Saúde de Araranguá, através do Programa IST/HIV/AIDS Hepatites Virais e Tuberculose, realiza a Campanha Carnaval Consciente. O intuito é realizar no período pré-carnavalesco a prevenção para doenças sexualmente transmissíveis e ter um carnaval consciente.

 

Conforme Tiane Ramos do Canto, Enfermeira do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Programa IST/HIV/AIDS Hepatites Virais e Tuberculose, em função do aumento do consumo de bebidas alcoólicas, muitas pessoas esquecem do uso de preservativos.

 

”O ideal é que as pessoas tenham o preservativo em mãos e tentem se conscientizar sobre o seu uso. Não só para evitar uma gravidez, mas impedir o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis como o HPV, sífilis e HIV. São doenças como essas que devem ser evitadas”, destaca.

 

Ainda conforme Tiane, caso a pessoa tenha sido exposta, o município oferece serviço 24h na UPA, onde o indivíduo tem até 72h para iniciar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição Sexual). ”Basta passar por uma consulta médica, que o paciente já sai com a medicação que é tomada durante 28 dias”, ressalta.

 

Entretanto, os testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatite B e C, são feitos 30 dias após a relação desprotegida de carnaval. ”Este intervalo é necessário devido ao período da janela imunológica, onde não irá constar no exame se o paciente está ou não com a doença”, finaliza.



Em Araranguá, os testes rápidos são realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde, UPA 24h e no Hospital Regional. No SAE, o teste é feito nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h30, basta o paciente levar um documento com foto.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO