VIGILÂNCIA SANITÁRIA REALIZA LIMPEZA EM LOCAL INFESTADO POR CARAMUJOS

Alguns dias atrás, a Vigilância Sanitária de Araranguá atendeu um caso de infestação de caramujos no bairro Polícia Rodoviária. Ao chegar no local, a equipe constatou que a situação estava descontrolada.

 

Em seguida, o Coordenador do Programa de Controle a Dengue, Télvio Júnior, esteve in loco para verificar a situação e fazer a retirada dos moluscos para coleta.

 

Os caramujos foram encaminhados para o biólogo da Regional de Saúde, Fábio Sabino, e foram apurados pela DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) para análise. O resultado, que chegou nesta semana, constou ser caramujo de origem africana. Ou seja, que pode transmitir doenças. Sendo elas:

 

Angiostrongylus costaricensis: Responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, com sintomas semelhantes aos da apendicite;

 

Angiostrongylus cantonensis: Responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis e muitas vezes fatal.

 

Sendo assim, na manhã desta sexta-feira, dia 17, a equipe da Vigilância Sanitária, o Programa de Controle à Dengue e o biólogo da Regional de Saúde, Fábio Sabino, foram até o local fazer a limpeza completa do ambiente infestado. Onde contaram com a parceria da Secretaria de Agricultura e de uma empresa terceirizada.

 

ATENÇÃO:

 

– Antes de consumir qualquer hortaliça, é necessário lavá-la bem com água corrente e sanitária.

 

– Ao ver um caramujo, confira as suas características para não acabar matando nativo – na imagem você pode identificar a diferença.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO