Pesca no Rio Araranguá em debate

Preocupado com sustentabilidade, mas também com o bem estar dos araranguaenses, o Governo do Município procura formas para regularizar a atividade pesqueira no Rio Araranguá.

Há aproximadamente três meses, um grupo de pescadores esteve no gabinete do prefeito, Sandro Maciel, para uma conversa sobre a pesca no Rio Araranguá. Em seguida, o Ministério Público Federal chegou a ensaiar expedir um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) estabelecendo que liberaria a pesca feita em estruturas navegáveis até 31 de dezembro, desde que os pescadores assumissem o compromisso de não ancorar suas embarcações no leito ou nas margens do rio.

O prefeito de Araranguá, Sandro Maciel não assinou o TAC alegando que a maioria dos pescadores do local não utiliza estruturas flutuantes para praticar a atividade. Hoje se estima que existam mais de 2,5 mil pescadores praticando regularmente a atividade no efluente.

Em função disso, está sendo procurado um meio termo, que garanta a preservação ambiental e a pesca no local.  Com este objetivo, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 02, uma reunião no gabinete do prefeito com pescadores, Polícia Ambiental, Polícia Militar, Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Defesa Civil, Procuradoria do município, entre outros órgãos.

A intenção foi elaborar algumas regras de convivência para entrar em acordo com os pescadores e MP. “Desde pequeno vi as pessoas praticando a pesca no Rio. Esta é uma atividade de lazer, mas que precisa de algumas normas, para que não prejudique o meio ambiente”, explicou o prefeito.

Comissão entra em acordo

Na reunião, foram pactuadas as normas que serão repassadas a todos os pescadores. Após todos terem conhecimento, caso não as sigam, serão autuados pelos órgãos fiscalizadores. “Procuramos soluções que não prejudiquem o Rio, o meio ambiente e até o trânsito”, relata o prefeito.

Confira as regras pactuadas*

– A prefeitura colocará lixeiras nos locais que ainda não possuem;

– O lixo será colocado ensacado nas lixeiras;

– Proibido estacionar na beira do Rio;

– A FAMA identificará pontos de pesca;

– Todos os caíques devem estar identificados;

– Permitida somente a utilização de caíques em bom estado de uso;

– Proibido cobertura fixa nos caíques;

– Proibido utilizar ou possuir garatéias na embarcação;

*Regras sujeitas a alterações;

Reuniões de esclarecimento

Foram definidas as datas das reuniões onde as regras serão apresentadas aos pescadores. As reuniões serão realizadas às 19h, no salão comunitário de cada comunidade.

Confira as datas e localidades das reuniões

15/07 – Canjiquinha;

22/07 – Volta Curta;

29/07 – Rio dos Anjos;