QUEM DÁ NOME À SUA RUA? CONHEÇA ANITA BRASIL

Para esta edição do ”Quem dá nome a sua rua?”, vamos conhecer a origem do nome da rua Professora Anita Brasil.

 

Em Araranguá, nos tempos do grande município, são conhecidos muitos episódios contando ataques dos Xokleng, desde metade do século XIX ao início do século XX, e tantos outros em que os povos originários foram surpreendidos em suas aldeias e cruelmente assassinados, sem chances de defesa.

 

As incursões de “caça” eram detalhadamente preparadas, de modo que já sabiam o comportamento dos índios, como hora de dormir e acordar, e obter o melhor momento para os ataques. Os tais batedores do mato, ou bugreiros, como eram chamados, atuavam à margem da lei, mas sob os auspícios discretos do governo, e exibiam as vítimas, humilhadas, como se fossem troféus.

 

Tanto em nossa região, como em outras, após as perseguições traiçoeiras de que eram vítimas os indígenas, geralmente eram mortos os homens adultos e, dependendo da ira do bugreiro, eram preservadas mulheres e crianças, que em muitos casos eram sequestradas e trazidas para adoção pelas famílias ou mandadas para outros lugares. Foi o caso de Anita, em Araranguá.

 

O verdadeiro nome de Anita jamais saberemos, apenas que era uma criança xokleng. Ela foi adotada pelo chefe político Apolinário Pereira, cresceu e se tornou professora, ajudando a educar os filhos da nova sociedade que se implantava em detrimento da sua, que desaparecia. Seu nome de adoção ironicamente parece ter sido uma homenagem, evocando tristemente sua origem, sendo chamada de Anita Brasil.

 

Em sua homenagem, o nosso município batizou com o seu nome a rua Professora Anita Brasil, localizada no bairro Urussanguinha. E aí? Gostou de saber a história do nome da sua rua?

 

Esta é uma parceria da Assessoria de Comunicação com o Departamento de Cultura.

 

Fonte:


HOBOLD, Paulo. A História de Araranguá, 1995. Araranguá;


ROCHA, Alexandre. JM Memória, 1998. Criciúma.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO