Feira viva oferece oportunidade para acompanhar confecção de artigos em tempo real

A menos de 72 horas do início da terceira “Expofeira da Agricultura Familiar do Caminho dos Cânyons”, o secretário Municipal do Interior, Maureci Rodrigues não esconde o otimismo em relação ao evento. “Será mais uma oportunidade para os agricultores demonstrarem seu potencial, elevar a renda e movimentar a cidade atraindo visitantes de outras regiões. A cada ano, a Expofeira cresce em quantidade e qualidade”, considera.

A terceira Expofeira começa às 7h desta sexta-feira, dia 08 e prossegue até sábado, dia 09, na Praça Hercílio Luz, em Araranguá. O evento traz mostra e comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar dos 15 municípios do Vale do Araranguá, como hortaliças, frutas, panificação, geléias, artesanato, entre outros.

No espaço destinado as feiras vivas, os visitantes poderão conferir muitos artigos sendo confeccionados em tempo real. Em um dos estandes está a artesã Sônia de Bem Paulino, de Turvo, que utiliza os teares para a confecção de tapetes e também artigos como blusas e cachecóis, feitos com lã.

Outra agricultora que vai demonstrar seu talento com as técnicas artesanais e Iraclides de Souza Alvim. Operando um tear de pedra, ela aproveita palhas de tanoa para confeccionar artigos como vasos e tapetes. “Comecei a trabalhar com artesanato ainda criança. Meus pais criaram 14 filhos na lavoura e tinha que auxiliar no sustento da família. Essa atividade, aliás, também se ajudou na educação e sustento dos meus sete filhos. O tempo passou fui aprimorando a técnica e hoje, mesmo com os filhos já encaminhados na vida, continuo fazendo aquilo que gosto. A Expofeira é uma oportunidade de apresentar meu trabalho”, diz.

A Expofeira é aberta ao público, e tem a realização da Prefeitura de Araranguá,através da Secretaria Municipal do Interior; Governo do Estado, por meio da 22ª Secretaria do Desenvolvimento Regional – Araranguá, Gerência Regional da Epagri, Associação dos Municípios do Extremo-Sul (Amesc) e Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio.

O cerimonial de abertura oficial do evento será realizado a partir das 10h desta sexta-feira com o pronunciamento das autoridades, presença das entidades organizadoras, imprensa e convidados.