Anúncio da construção de nova escola faz a alegria de pais e professores na Itoupaba

Enquanto contam os dias para que seja instalada a rede de água potável (obra que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 15), os professores e 48 estudantes da Escola Isolada Municipal (EIM) Itoupaba receberam do prefeito municipal Sandro Maciel a confirmação de que uma nova estrutura física será construída para abrigar um dos mais tradicionais educandários de Araranguá. “O novo prédio será edificado ao lado do já existente. No entanto, ele será mais amplo, moderno e seguro. A previsão é que esta obra seja concluída durante o ano de 2015”, salientou o chefe do executivo.

Ao mesmo tempo em que celebram novos investimentos, estudantes e professores da EIM Itoupaba desenvolvem ações de rotina pedagógica e também de integração entre unidade escolar e comunidade. Atualmente, o educandário atende alunos do pré-escolar até o quinto ano do ensino fundamental.

Integração comunitária

Sobre estas ações, a professora Sonai Mezari Feis, que ministra aulas através do método bisseriado para turmas do quarto e quinto ano no período da tarde e no pré-infantil pela manhã, destaca que os alunos já estão trabalhando em sala de aula a temática “Dia do Folclore”, cuja data oficial é 22 de agosto. “Além de pesquisarmos nossos costumes e tradições estamos incentivando as crianças a fazerem trabalhos de pintura e desenho sobre o assunto. Assim eles tem mais autonomia para desenvolver o senso crítico e criativo, o que contribui para expandir os conhecimentos”, disse. A docente enfatizou também que mais de 200 pessoas participaram da programação alusiva a Festa Julina e ressaltou que para o mês de setembro está prevista a realização de outro evento: a Festa da Família.

Ampliando as ações

Ao lado da também professora Janaína Barroso da Silva e da serviços gerais, Maria de Fátima Becker, Sonai saudou a informação de que uma nova escola será construída na Itoupaba. O anúncio desta obra foi feito pelo prefeito, Sandro Maciel e pela secretária de Educação, Rosângela Casagrande. Nesta segunda-feira a noite, dia 11, numa reunião realizada no Centro Comunitário entre pais e professores, a confirmação desta obra foi comemorada. “A edificação de uma nova escola na Itoupaba oportunizará a ampliação das demandas. Nosso educandário integra o programa “Mais educação”, do Governo Federal, mas devido à falta de maior espaço físico algumas atividades de esporte, lazer, educação e cultura precisam ser realizadas no salão da comunidade. Com a construção da nova escola, haverá condições de desenvolver estas e outras ações”, disse a docente.