Conselhos Locais de Saúde em formação na Cidade das Avenidas

Foi realizada na noite de quarta-feira, 13, no auditório do hospital Bom Pastor, a primeira reunião de orientação para os Conselhos Locais de Saúde, dos bairros Coloninha, Jardim das Avenidas e Urussanguinha. Mais de 40 pessoas participaram do encontro que foi administrada pela gerente do programa de democratização do SUS, Rosane Kochhann e pela coordenadora de atenção básica, Lilian Venâncio Nolla.

A  gerente do programa de democratização do SUS, Rosane Kochhann, explicou que cada conselho é formado por representantes da comunidade, da unidade de saúde e do Governo do Município. “Esta reunião serve para orientar cada conselho em relação ao regimento interno, retomar o que é o SUS e sobre a importância da participação popular na construção de políticas públicas de saúde”, relatou.

Foi apresentado a situação da saúde do município, explicado sobre osserviços que o SUS oferece e os que são de responsabilidade do Estado. “Atenção básica e média são encargos nossos, já o que é de alta complexidade fica por conta do Estado”, explicou Kochhann.

Ainda segundo Kochhann, o encontro foi muito importante. “Cada conselho já marcou as próximas reuniões, na Unidade de Saúde de cada bairro, para discutir a formação do conselho na comunidade”.

Nas próximas reuniões, será definido como será a autonomia de acompanhamento dos serviços nas estratégias de família de cada bairro. Quando os 13 conselhos forem formados, haverá uma capacitação para os participantes.