07 DE SETEMBRO: ARARANGUÁ CELEBRA OS 201 ANOS DA INDEPENDÊNCIA.

Araranguá celebrou o 7 de Setembro com Desfiles e Reflexões sobre a Independência.

Sob céu claro e ensolarado, os araranguaenses testemunharam desfiles cívicos repletos de orgulho nacional e tradição.

Em Araranguá o tradicional desfile contou com 7.500 participantes, um recorde no desfile. Divididos em 08 alas e mais de 80 entidades e escolas envolvidas, se apresentam a milhares de pessoas que se espalharam ao longo da avenida. Através de telões e um sistema de som de alta qualidade todos puderam acompanhar a transmissão simultânea do desfile.

Após a apresentação do coral infantil municipal Canto e Encanto, que cantou o hino da cidade. Na sequência, as autoridades dos poderes militar, executivo e legislativo, em frente aos pavilhões ouviram o hino nacional brasileiro.

Em seu discurso o prefeito Cesar Cesa, enalteceu os predicados do povo brasileiro e lembrou que o Brasil comemora seu 201º aniversário de independência e com esperança e o desejo de um futuro melhor ao povo brasileiro. Finalizou pedindo a benção a Nossa Senhora Mãe dos Homens, declarou aberto oficialmente o desfile cívicos.

Escolas, organizações civis e militares, e grupos culturais se uniram para comemorar a data com apresentações marcantes, muitas delas coreografadas, vibrantes e coloridas. Temas nacionais, regionais e locais foram abordados, tendo como um dos destaques a homenagem ao livro “Araranguario” do escritor Ézio Camilo Rocha”.

As Fanfarras também merecem destaque e aplausos, pois além de animar, ajudaram a manter a harmonia do desfile. Se apresentam na ocasião as Fanfarras: Banda Maestro Facchini, Apae, Castro Alves, CAM – Colégio Murialdo, Escoteiros e Fanfarra do CRAS.
IP
As secretarias e departamentos municipais também parciparam do desfile onde, além de seus programas e trabalhos apresentaram a nova frota de veículos e máquinas adquiridos na atual administração.

A organização do evento ficou por conta do Departamento de Comunicação e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Araranguá, contando também, com apoio de todas as secretarias municipais. O Samae realizou distribuição de água e a Secretaria de Saúde disponibilizou ambulância. Segurança privada e brigadistas também foram disponibilizados além da retaguarda de segurança
sempre presente da Polícia Militar.

O dia 07 de setembro continua a ser uma data histórica além de um dia de celebração da nação, de sua diversidade cultural e de suas aspirações para o presente e para o futuro