ACERVO CULTURAL DE ARARANGUÁ RECEBE DIGITALIZAÇÃO

O Departamento de Cultura de Araranguá, vem realizando há alguns anos, a digitalização do acervo do Museu Histórico de Araranguá. Este é um processo que serve para a preservação de nossa memória: o registro digital dos documentos.

Segundo a Diretora de Cultura, Micheline Vargas, a digitalização tem o intuito de preservar o patrimônio do Arquivo Histórico de Araranguá. ”O acervo passa por minuciosos cuidados, incluindo higienização, catalogação e digitalização”, destaca.

Conforme o responsável pela digitalização, o acadêmico do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Elvio Antonio Lessa, atualmente o arquivo conta com 171.280 documentos digitalizados.

”Tal ação é fundamental para preservação do acervo físico e da difusão dos conhecimentos contidos no patrimônio documental público municipal”, finaliza.

Alguns documentos já estão no site da prefeitura. O acesso é por ”Cultura” em seguida ”Arquivo histórico” e depois em ”Documentos”. O cidadão também poderá ver pelo Museu.

Aproveitamos para convidar os araranguaenses e turistas, para visitar o Museu Histórico de Araranguá e suas exposições. O museu está localizado na Praça Hercílio Luz, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 19h (sem fechar ao meio-dia).