Cresce a demanda no setor de iluminação pública municipal

Todos os dias a rotina de consertos e manutenção e repetida. Além disso, a demanda aumenta gradativamente, com a instalação, em média, de 30 novos pontos de iluminação mensais, o que exige maior material de reposição e intensa mão-de-obra.
O diretor municipal de Iluminação, Pedro Paulo de Souza, o Paulinho, calcula que existam aproximadamente 20 mil pontos de iluminação pública em Araranguá. Atualmente, conforme estima Paulino, o departamento realiza cerca de 300 mil reparos da rede de iluminação pública por mês. “Nas localidades da zona rural não existe endereço para identificar os postes de iluminação, então temos que realizar a noite o trabalho de vistoria. Feita essa análise providenciamos a substituição onde é necessário”, explicou.

Interior e cidade

O departamento trabalha subordinado à Secretaria de Obras quando a ação é realizada na área urbana do município. Porém, quando o reparo ou serviço é feito na área rural, a coordenação é da Secretaria do Interior, ponderou o diretor de Iluminação Pública.

Uma equipe de cinco profissionais e um veículo (caminhão) atua no setor de iluminação pública. Os profissionais atuam distribuídos em dois turnos (entre 7h e 13h e das 14h até às 20h). “Essa rotina de trabalho intercalada possibilita mais agilidade do atendimento. Hoje, quando algum cidadão solicita manutenção ou troca de lâmpadas pela manhã, o serviço é executado à tarde e vice versa. A substituição das hastes (braços) dos postes de iluminação impõe um tempo maior, mas também nos esforçamos para atender o quanto antes”. Atendimentos como manutenções e melhorias no setor de Iluminação Pública do Município devem ser solicitados através do fone: (48) 3521-0900.