Tarde na Praça terá foco o respeito e atenção aos animais

Quase invisível aos olhos de quem passa apressadamente pelo Calçadão de Araranguá, o cão Linguinha, como é conhecido, se tornou o mascote de comerciários e lojistas do local. O lar do simpático cachorro, que já não tem mais os dentes da frente e por isso está sempre com a língua para fora, fica ao lado da Loja Benoit. E é ali que ele tem ficado há pouco mais de um ano.  Através de uma iniciativa da Prefeitura de Araranguá, por meio do Programa Saúde Bem Estar Animal, o projeto “Cão comunitário” visa a união de grupos de pessoas para alimentar os cachorros que não têm um lar.

No caso do Linguinha, comerciantes e funcionários de algumas lojas do Calçadão ajudam o animal. “A gente costuma dar mais comida do que ração já que ele não consegue mastigar direito por ser um cão já sem a maioria dos dentes e água todos os dias. Já estamos pensando também em dar banho no Linguinha até para as pessoas poderem chegar mais perto e dar carinho a ele”, diz a promotora de vendas Jéssica Sartori de Almeida, uma das responsáveis em cuidar do cachorro voluntariamente. A promotora destaca e aprova a iniciativa do projeto. “É muito importante porque os animais de ruas não têm a quem recorrer e buscar alternativas para sobreviver. As pessoas precisam ter a consciência de que eles também necessitam de atenção e desta forma decidimos cuidar do Linguinha através do projeto Cão Comunitário”, acrescenta. Jéssica, que em casa tem cinco cachorros, sendo que quatro adotados de rua e mais uma gata também de rua.

Para a coordenadora municipal do programa, Maria Luiza Brina Macedo, a iniciativa visa conscientizar a sociedade em relação à população canina. “Fizemos um trabalho onde as pessoas possam cuidar destes animais dando atenção e protegendo-os”, comenta Luiza. Outros três pontos do município já estão inseridos no programa, entre eles, em frente à Apae,  também há uma casinha onde os moradores do bairro Vila São José cuidam do local. Os interessados em participar da campanha podem entrar em contato com a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), através do número (48) 39031879 ou ir até a sede localizada na Rua Rui Barbosa, bairro Cidade Alta, para retirar a placa ou o adesivo do projeto e começar a boa ação.

Tarde de conscientização

Com a intenção de divulgar a ação e promover os trabalhos do Programa Saúde Bem Estar Animal, neste domingo, a partir das 14 horas, o evento Tarde na Praça terá como foco o respeito e atenção que as pessoas devem ter com relação aos animais. Durante a tarde, serão realizadas atividades do Grupo de Escoteiros Ariringuá, distribuição de mudas frutíferas pela FAMA e também da Associação Bom Pra Bicho, da qual Luiza também faz parte. A instituição vai estimular a adoção de animais e oferecer às crianças muita diversão com cana elástica e piscina de bolinha.

“Neste domingo vamos ter a oportunidade de levar à sociedade nossa mensagem sobre o afeto e o não abandono aos animais, além de divulgar nossa cartilha de conscientização. Vale lembrar que já existe uma lei de proteção aos animais que resguarda a integridade deles”, ressalta Luiza ao citar a lei de número 3.309/14. Através desta lei, o município já realizou o cadastramento de pessoas com dez ou mais animais em casa para, em breve, realizar a castração. O cadastramento segue em andamento.