Dia Mundial de Luta Contra a Aids visa a prevenção
Em Araranguá cresce os casos de jovens com Sífilis e AIDS
No 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde, realizará na UFSC Araranguá, nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro, e nos dias 2 e 3 de dezembro, testagem para HIV em estudantes.
Segundo Tiane Ramos do Canto, enfermeira do SAE, Serviço de Atendimento Especializado, programa que atende: DSTs, HIV-AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose, o direcionamento da campanha é devido ao aumento dos casos de HIV e Sífilis entre em jovens com idade entre 15 e 20 anos. “Este público tem acesso à informação, mas não está usando preservativo”, destaca Tiane.
A constatação é do SAE que tem 356 casos em acompanhamento em Araranguá. Visando a prevenção, várias Unidades de Saúde de Araranguá no mês de dezembro, trabalharão em horários diferenciados para a realização de testes rápidos para HIV, que demoram no máximo 20 minutos, com apenas uma picada no dedo.
Para fazer o teste rápido não precisa jejuar e basta ter o cartão SUS e documento com foto.
O município também oferta os testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Os exames são realizados no SAE, nas Unidades Básicas de Saúde, UPA e Hospital Regional. Estas unidades têm dias e horários pré-determinados.
Confira os dias e atendimentos nas Estratégia Saúde da Família para o mês de dezembro. Na Sanga da Toca, dia 4, das 17h às 20h. Na Cidade Alta, dia 5, das 18h às 21h, no Morro dos Conventos, dia 4, das 18h às 21h, na Polícia Rodoviária, dia 5, das 17h às 20h.
Na Urussanguinha, dia 4, das 18h às 21h; Jardim das Avenidas dia 5, das 18h às 21h, na Divineia, dia 3, das 18h às 21h; Mato Alto e Lagoão dia 4, das 18h às 21h e na Sanga da Areia, dia 4, das 18h às 21h. Mais informações procure a Unidade mais próxima da sua casa.
Assessoria de Imprensa.