ESTRUTURA E MERENDA DE QUALIDADE

A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem se dedicado incansavelmente para garantir uma educação de qualidade. Assim, aspectos como capacitação profissional, estrutura física e operacional das atividades, recebem constantes melhorias e investimentos.

Neste contexto, a alimentação escolar está entre as prioridades. A aquisição, armazenamento, preparação e distribuição dos itens que compõem a merenda escolar recebem atenção especial. E os resultados impressionam: diariamente, são fornecidas refeições para cerca de 6 mil crianças e adolescentes que frequentam berçário, Educação Infantil, Educação Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 42 unidades de ensino, incluindo as conveniadas.

Desde 2022, o depósito da merenda escolar, que há anos estava instalado nos fundos da Unidade de Saúde Bom Pastor, foi transferido para um espaço mais amplo, moderno e adequado, nos fundos da prefeitura. Nos 292,72m² da edificação, há ambientes individualizados onde são armazenados produtos secos, molhados, refrigerados e congelados, mais a área administrativa.

Conforme o Coordenador da merenda, Christian de Souza, para atender a crescente demanda, o setor conta com oito servidores: coordenador, duas nutricionistas e mais cinco trabalhadores que atuam como motoristas ou separadores dos produtos alimentícios.

“Aqui tudo é feito estrategicamente e de maneira planejada, pois trabalhamos visando qualidade, quantidade e dinamismo. Contamos com respaldo da Administração Municipal e dedicação da nossa equipe de trabalho”, destaca Christian.

Semanalmente, o município serve em média 1,5 mil toneladas de frutas,  mil tonelada de produtos hortifrúti e aproximadamente 800kg de carne. Para isso, é elaborado um calendário que possibilita servir uma alimentação diversificada, de qualidade, saborosa e que atenda às necessidades das diferentes faixas etárias.

O município segue o que é preconizado no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estabelece o fornecimento de alimentação adequada e de qualidade a todos, inclusive com necessidades alimentares especiais, tais como doença celíaca, diabetes, alergias e intolerâncias alimentares.

O setor já disponibiliza merenda nas duas unidades que agora oferecem educação em tempo integral: E.B.M. Almerindo Manoel da Luz e E.M. Normélio José Emídio.