Setor de Tubulação enfrenta problema crônico

Além de providenciar o patrolamento em várias ruas do bairro Barranca, a Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Obras consertou na quarta-feira pela manhã, dia 14, o rompimento ocorrido na rede de tubulação pluvial situada na Rua esquina da Rua Padre Antônio Luiz Dias com Rua Leonel Batista, no bairro Vila São José.

De acordo com o diretor do setor de Tubulação, Evandro Santana, a solução deste problema era reivindicada pela comunidade, que sofria dissabores cada vez que chovia com mais intensidade devido à falta de vazão. “Os tubos anteriores eram antigos e apresentavam danificações. Para resolver a questão, foram implantados seis canos de 60 milímetros de circunferência cada”, explicou.

Problema histórico e crônico

Em média, conforme Evandro, o setor de Tubulações realiza 75 consertos ou reparos todos os meses. “O solo de Araranguá, em geral, é arenoso e úmido. Isso combinado com a crescente quantidade de construções, eleva substancialmente o número de tubulações. Para completar, em muitos casos, as redes são antigas e não suportam a demanda. O intenso fluxo de veículos e o tráfego de caminhões é outro fator que colabora para que ocorram problemas como rompimentos e desnivelamentos nos tubos subterrâneos, que na maioria das vezes ficam localizados no subsolo das vias públicas”, observou.

Santana revelou que nessa quinta-feira, dia 15, a Prefeitura Municipal estará promovendo reparos na tubulação em dois pontos: na Avenida 15 de Novembro, nas imediações da Imobiliária Bernardino e na Rua Porfírio Lopes de Aguiar, próximo ao Centro Educacional Infantil (CEI) Alto Feliz. “Nosso trabalho é coordenado pela Secretaria de Obras. Diariamente tentamos organizar um pré-cronograma, mas quando ocorrem urgências, precisamos alterar esse direcionamento”, finalizou Evandro. Atualmente, o setor conta com quatro servidores.