Comunidades marcam presença no Fala Araranguá

Uma das grandes oportunidades de uma comunidade ser ouvida, o programa Fala Araranguá, criado com o objetivo de aproximar o governo do município e a população, teve sua segunda edição na quinta-feira, 27, e envolveu os bairros Sanga da Toca I, Sanga da Toca II, Soares e Lagoa do Caverá.

Durante o dia, as secretarias ficaram a disposição da comunidade, com as estruturas montadas no salão da Igreja, fazendo atendimentos e dando explicações.

O prefeito, Sandro Maciel percorreu as unidades escolares e de saúde de cada bairro, para conhecer a realidade destes locais.

Além das secretarias, o Sesc também participou do evento. A equipe realizou serviços como corte de cabelo e trouxe também brinquedos para as crianças se divertirem.

A noite, no mesmo local foi realizada a escolha dos delegados que representarão cada comunidade junto ao governo.

Reunião do Fala Araranguá

Mais de cem pessoas participaram da reunião. O evento começou com uma apresentação do grupo Jocum – Jovens Com uma Missão de Curitiba.

A diretora de Gestão Participativa, Iraídes Dal Pont, agradeceu a presença da comunidade. “Este é um programa democrático, participativo e popular, criado para estreitar laços entre população e o governo do município. Esta ação só terá sucesso se pudermos contar com vocês”, afirmou.

Os presidentes das Associações de Moradores de cada comunidade fizeram as explanações e alguns pedidos de melhorias nos bairros.

A presidente da União das Associações de moradores (Uama), Solene Feltrin, destacou a importância do evento. “O governo do município está promovendo esta ação diferente, precisamos aproveitar esta oportunidade. Não vamos ganhar tudo, mas atenderão o que for de mais urgente”.

Sobre o trabalho da Câmara de Vereadores, o presidente da Casa, Ozair da Silva (Banha), explicou que o compromisso é de aprovar a proposta orçamentária escolhida pela comunidade.

O vice-prefeito, Rodrigo Turatti, lembrou que é através de organização que os resultados são obtidos. “Estamos contentes em ver que as pessoas estão preocupadas e compareceram a esta reunião. Pedimos um voto de confiança, queremos fazer um belíssimo trabalho. Batalhamos muito pra chegar aqui e queremos representar muito bem cada um de vocês”, relata.

Durante a semana, a secretaria de Interior realizou um mutirão nas comunidades envolvidas com o Fala Araranguá. O prefeito, Sandro Maciel, agradeceu o empenho de todos envolvidos e ressaltou a importância das associações de moradores. “A secretaria realizou um belíssimo trabalho. Sobre as ações do governo, terão prioridades quem se organiza. Comunidades que tem associação de moradores terão um olhar diferenciado. Lógico que não deixaremos de atender quem não tem, mas, por exemplo, na escolha de delegados, quem tem associação, o presidente já vira delegado nato, quem não tem precisa se organizar mais”.

Resumo de ações realizadas pela secretaria de Interior e melhorias que já foram autorizadas a serem realizadas

– Foram roçados 30 quilômetros na Lagoa do Caverá;

– Foram roçados 20 quilômetros nas estradas da Sanga da Toca I e II;

– Foram roçados três quilômetros no Soares;

– 25 quilômetros patrolados nas quatro comunidades;

– Colocado seixo rolado em dois mil e trezentos metros na Sanga da Toca II;

– Limpeza, alargamento, compactação e ainda colocado brita em cinco mil e trezentos metros na Sanga da Toca II e Lagoa do Caverá;

– Cento e cinquenta metros de dreno nas estradas de propriedades rurais (nas quatro comunidades);

– Iniciado a limpeza da sanga da Lagoa do Caverá, dos valos da Sanga da Toca I e II. 50% do trabalho já foi concluído, o que falta será finalizado nos próximos dias;

– iniciado a reforma dos banheiros do cemitério da Sanga da Toca, instalado água e colocado três portões;

– Onde há pavimentação, foi capinado e pintado meio fio de cinco quilômetros de estrada;

– 136 reparos de iluminação pública e revisada toda a rede nestas comunidades.

Ações assumidas no Fala Araranguá

– Foi solicitado ao DENIT placas indicativas para locais próximos a BR;

– Está sendo encaminhado para a Câmara de Vereadores uma regulamentação do transporte escolar;

– Alguns anos atrás foi criada a Associação de Produtores de Leite. Através de algumas emendas do deputado Jorge Boeira, conseguiram máquinas e agora a Associação vai construir um laticínio, mas era necessário um local. Se não tivessem terreno para construir, perderiam uma emenda de um milhão de reais. Foi autorizada a compra para construir. São 125 mil reais. (Na ocasião o prefeito assinou a ordem de serviço, junto com o secretário de Interior, Maureci Rodrigues);

– Se comprometeram em adquirir todo leite produzido para as escolas e creches;

– Autorizou e já está negociado a compra de meio hectare de terra nos fundos do cemitério (que será aumentado). Daqui alguns dias já iniciarão as obras- Com recurso ganho do governo Federal, será ampliado o posto de saúde da Sanga da Toca. (Prefeito já assinou a autorização para licitação). Terá auditório, sala de reuniões, banheiros adaptados e uma sala de espera. São R$79.500,00 em parceria com o governo Federal. (Prefeito assinou a ordem para licitação junto com a secretária de Saúde, Maria Aparecida Costa).