Rústica faz homenagem para Hildo de Souza Santana

Superar a marca de 100 inscritos. Este é um dos objetivos da Prefeitura de Araranguá, que por meio da Subsecretaria de Esporte estará promovendo no domingo, dia 25, a terceira edição da Corrida Rústica “Hildo de Souza Santana”. A prova abrande um percurso de 6 quilômetros feitos à beira mar. Atletas locais, de outras cidades e estados são aguardados para o evento, que cresce a cada ano.

Prova e inscrições

A competição começa às 9h, com concentração e saída na orla marítima da praia central, e Balneário Morro dos Conventos. Os atletas interessados em participar podem fazer inscrição gratuitamente, entre 8h e 9h de domingo na tenda que será implantada pela organização nas proximidades do Posto de Salva Vidas do local.

Os melhores classificados serão contemplados com troféus, medalhas e divivirão um prêmio de R$ 1,5 mil em dinheiro.

“Homem de ferro”

A prova faz homenagem a um maratonista araranguaense multicampeão e que trabalha há 36,5 anos como servidor da Prefeitura de Araranguá, onde é considerado um funcionário padrão. Ele é admirado pelos colegas, que brincando lhe apelidaram de “homem de ferro” devido a sua resistência e força de vontade.

Hildo de Souza Santana tem 58 anos, é casado e tem dois filhos. Atualmente, ela presta serviço na Secretaria Municipal de Obras, no setor de tubulação de esgoto e instalação de novas redes.

Força e técnica

O serviço profissional pesado contrasta com a rotina das maratonas, que exigem peso, corpo esguio e preparo físico adequado para superar médias e grandes distâncias. “Por mais paradoxal que seja, uma atividade está associada à outra, já que em muitas ocasiões tenho que enfrentar elevadas  temperaturas, mostrando força, abnegação e resistência”, confidencia Hildo.

Trabalhando no conserto e instalação de tubulações subterrâneas do município, Hildo utiliza pás e enxadas para realizar escavações e auxiliar na retirada ou recolocação de camada asfáltica e tubos.

Mas é à noite, ou de tardezinha, como ocorre agora devido ao horário brasileiro de verão, que Hildo exercita o fôlego e músculos. Ao invés de repousar após o trabalho, ele troca o uniforme cor laranja, com listras refletoras e as botinas de serviço, por um calção, camiseta, tênis e pratica maratona por pelo menos uma hora todos os dias, faça chuva ou sol, frio ou calor.

Galeria repleta de prêmios

São aproximadamente 250 prêmios entre troféus, certificados e medalhas que integram sua bem zelada galeria. “Corro por paixão, por orgulho em representar Araranguá em outras cidades e para preservar a saúde”, revela. Hildo, aliás, não esconde sua satisfação em emprestar seu nome para a rústica de verão realizada anualmente no Balneário Morro dos Conventos, sua terra natal. Ele considera o fato gratificante e planeja inclusive estar entre os competidores.

Uma das alegrias do maratonista é servir de exemplo para os mais jovens. São quase 22 anos disputando competições. “Nasci e vivi no Morro dos Conventos por mais de três décadas, sendo filho de Manoel José Santana e Deolinda de Souza Santana e tendo 11 irmãos”, disse.