Nova universidade em Araranguá

Araranguá consolida-se cada vez mais como um dos principais pólos educacionais do Estado. Isso porque, a cidade, que já possui campus de instituições como Ufsc Ifsc, Unisul, Faculdades do Vale do Araranguá, pólo da Universidade Aberta do Brasil UAB e Unopar) está recebendo a implantação de um Pólo Presencial da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). O município, através do prefeito Sandro Maciel já autorizou convênio, que foi aprovado no mês de maio pela Câmara de Vereadores.

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, dia 21, no gabinete da Câmara de Vereadores, o gestor do pólo da Unimes em Santa Catarina, Douglas Antunes, apresentou ao presidente da Casa, Rony da Silva (PMDB) um esboço do projeto que está sendo desenvolvido em Araranguá. “Uma das solicitações da instituição para que se instale na cidade é a disponibilização de um local, cedido pela prefeitura, que viabilizou a utilização de um espaço na Escola Básica Municipal Nova Divinéia”, disse.

Rony, por sua vez destacou que a parceria entre universidade e município vai beneficiar a comunidade. “Como contrapartida, a universidade vai disponibilizar bolsas de estudos para alunos carentes (que corresponde a 10% do total de matrículas feitas). Além disso, se tornará parceira da Escola Nova Divinéia e também de projetos educacionais realizados pelo governo municipal”, observou. O vereador também lembrou que a universidade realizará em breve processo seletivo para contratação de professores que atuarão como tutores no Pólo Presencial da Unimes em Araranguá.

Durante diálogo com o vereador Rony da Silva, Antunes revelou que o atendimento no Pólo Presencial da Unimes inicia no dia 2 de fevereiro, das 16h às 22h. Em consequência disso, o público poderá comparecer na Escola da Nova Divinéia para esclarecer dúvidas relacionadas ao vestibular e funcionamento dos curós.

No dia 14 de fevereiro, segundo ele, a Unimes deve realizar o primeiro vestibular em Araranguá. Existe também a opção de agendar a data das provas para as pessoas que não puderem. As inscrições para o vestibular ainda não estão abertas, mas o processo deverá ser feito pela internet. Em média a mensalidade dos cursos de graduação da Unimes custa hoje R$ 199,90. A expectativa é que as aulas comecem no dia 26 de fevereiro.

Opções de cursos

Entre os cursos de Ensino à Distância (Eads) que poderão ser oferecidos pela Unimes em Araranguá estão Serviço Social (Bacharelado), Letras (Licenciatura) e Docência e Pesquisa para o Ensino Superior, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Psicopedagogia (Pós-Graduação).