Lançamento do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico em Araranguá

O auditório da Amesc recebeu aproximadamente 30 pessoas, entre prefeitos, vice refeitos, secretários e diretores para o lançamento do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina.

A entrega dos dados dos municípios que integram a Amesc foi feita pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen.

De acordo com o engenheiro cartógrafo, Thobias Furlanetti, o nível de detalhes de informações geradas através das fotos aéreas é muito densa. “Os objetivos são mapear os recursos hídricos do Estado, implementar a política estadual e recursos hídricos, atualizar a base de dados geoespaciais, padronizar a cartografia planimétrica e altimétrica do Estado, prover a segurança jurídica em análises espaciais em âmbito urbano e rural”, afirma.

Furlanetti também explica a diferença com a tecnologia disponibilizada através do Google. “Neste projeto, cada ponto é geometricamente corrigido, serve para laudos de perícia, projetos, porque é muito próximo da realidade. O Google são simulações”, diz.

O Promotor de Justiça, Henrique Laus Aieta, destacou que esta é uma importante ferramenta para que os municípios possam crescer de maneira ordenada, preservando os recursos naturais.  “A expectativa é que estes levantamentos possam trazer frutos positivos para a região”.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen, qualquer objeto acima de um metro é identificado por fotos. “Através deste programa, é possível planejar com muita exatidão. Qualquer curso de água, árvore, é tudo identificado. Este levantamento feito pelo Estado tem o objetivo de conhecer cem por cento o território catarinense, para melhor gerir este território. Significa melhorar a vida das pessoas, através de projeção e bom planejamento dos municípios e do próprio Estado. É um instrumento muito poderoso de planejamento urbano e rural”, explica.

Mais de 70 mil fotos foram entregues em forma de levantamento para os municípios. O vice-prefeito, Rodrigo Turatti, ressalta a importância deste programa. “Conversando com o diretor Geral do Samae, Everson Casagrande, que participou da reunião, ficamos muito empolgados. O custo de levantamento aerofotogramétrico é muito alto. O Brasil fez isso a nível nacional, começou em 1963 e concluiu através da aeronáutica, com parceria da aeronáutica também dos EUA, em 1985 e era o que tínhamos de mais atualizado. Temos também o Google, onde a imagem aparece com muita clareza, mas as medidas não são tão perfeitas. Com este programa, pode ser feito o levantamento de todo território de Araranguá, que poderá ser utilizado pelo planejamento, Samae, Fama, Saúde, demais secretarias. Podemos saber por exemplo, qual  é o fluxo que a água corre quando tiver uma boa demanda de chuva, por exemplo. Isto pode ajudar na construção de rede pluvial, tudo por conta deste levantamento feito ao longo de quase três anos”, diz.