Araranguá inicia nesta segunda-feira a elaboração do Plano Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Araranguá, informa que nesta segunda-feira, 20 de abril, não haverá aulas nas escolas e Centros de Educação Infantil, CEIs, da rede municipal de ensino; tendo em vista que neste dia, estará sendo elaborado o Plano Municipal de Educação – documento que após aprovado por Lei, definirá as diretrizes e metas para a Educação a serem seguidas pelos próximos dez anos.

De acordo com a coordenadora dos trabalhos do PME de Araranguá, Terezinha Santos da Rosa, as escolas e centros de educação infantil serão divididos em 10 polos, que discutirão os rumos da educação nos eixos temáticos.

O prefeito Sandro Roberto Maciel, assinou o decreto de numero 6757 de 12 de dezembro de 2014, onde instituiu a Comissão Municipal de Elaboração, Acompanhamento e Avaliação do Plano Municipal de Educação – PME, composta pelos seguintes membros: MARIA ROSANGELA MARCELINO CASAGRANDE – Secretária Municipal de Educação; VALDELIR CESCONETTO – Secretário Municipal de Finanças; CÁTIA CILENE LAURENTINO – Presidente do Conselho Municipal de Educação; TEREZINHA SANTOS DA ROSA- Representante da Secretaria Municipal de Educação; RODRIGO GRÜNDLER SILVEIRA- Assessor Jurídico do Conselho Municipal de Educação; ANA DIRCE DE VILA e LUCINÉIA SILVEIRA DUZ – Representante da GERED; CESAR LUIZ MOREIRA DA FONSECA MARQUES – Representante da Educação Superior; FABIANA VIEIRA DE OLIVEIRA – Representante da Educação Privada. Da mesma forma também foi instituída através de decreto 6734 de 14 de novembro de 2014 a Comissão Municipal para coordenar o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação do Município de Araranguá, composta pelos seguintes membros:PRESIDENTE: TEREZINHA SANTOS DA ROSA, VICE-PRESIDENTE: RODRIGO GRÜNDLER SILVEIRA,SECRETÁRIA: CÁTIA CILENE LAURENTINO.

Após a elaboração do diagnóstico do Município e seus indicadores, será formalizada a Comissão de Representação das Câmaras Temáticas que terá como objetivo a participação e decisão coletiva sobre as propostas, através de estudos e debates, visando a ampla representatividade da sociedade civil organizada, na construção do Plano Municipal de Educação.

Após a conclusão dos trabalhos será realizada a Conferência Municipal de Educação. Durante a Conferência será realizada a aprovação do Documento Base, que uma vez transformado em Projeto de Lei do Plano Municipal de Educação, seguirá para o Poder Legislativo.

Saiba Mais

Plano Nacional de Educação (PNE) criado através da lei ordinária 13.005, de  25 de junho de 2014, estabelece diretrizes, metas e estratégias de concretização no campo da educação, da Infantil ao Ensino Superior, para os próximos dez anos. Serve como norteador para os planos estaduais e municipais de Educação. No PNE estão contidas 20 metas gerais, dentre elas, há as que serão referência ao Plano Municipal, tais como a Meta 1, que preconiza que todas as crianças de 4 a 5 anos de idade devem estar matriculadas na pré-escola; assim como a Meta 5, que define que todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental terão que estar alfabetizadas; além de metas que estabelecem valorização e formação continuada de professores.