Influenza: Saúde de Araranguá já vacinou mais de 30% do público alvo

Sábado, 09 de maio, foi o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e as unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá registraram intensa movimentação, com 5.023 pessoas vacinadas, o que representa 31,97% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o município.  Deste total, apurado até a tarde de segunda-feira, 11, haviam sido vacinadas 3.889 pessoas dos grupos prioritários que são: crianças de seis meses a menores de dois anos (um ano, onze meses e 29 dias), trabalhadores da área da saúde (ativos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos e do grupo portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais e população privada de liberdade, totalizando 1.134 pessoas. O cidadão Nilson Nunes, 57 anos, tem hepatite C e esteve na unidade de saúde Bom Pastor para fazer a vacina. “Faz três anos que descobri a doença e desde então procuro estar com as vacinas em dia porque é bom para minha saúde”, justificava, enquanto recebia a vacina contra a gripe.

Vacinação chegou até aos acamados

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Bertoncini Zanette, os agentes de saúde do programa Estratégia de Saúde da Família, ESF, também foram a campo e vacinaram pessoas acamadas em suas residências, atingindo pacientes que não teriam condições de chegar até a unidade de saúde. “Nossa equipe está disponível para as famílias que desejam vacinar pessoas acamadas, basta nos acionar pelo fone: 3903-1900 (ramal 220)”, reforça.

Ainda segundo a enfermeira a procura por vacinas é muito boa nas unidades de saúde, que continuarão vacinando até o dia 22 de maio, nos horários entre 7h30min as 12 e das 13h ás 17h, sendo que na unidade Central Bom Pastor o atendimento é das 7h às 12h50min. Cláudia chama atenção para que ninguém esqueça da carteirinha de vacinação.  “As crianças que forem vacinadas pela primeira vez recebem duas doses num intervalo de 30 dias, por isso é indispensável à carteirinha”, alerta. A meta de vacinação para o município de Araranguá é de 12.166 pessoas.