Caminhada lembra Dia Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Araranguá

Cerca de 500 crianças e adultos participaram na manhã de sexta-feira, 15, da Caminhada para lembrar o Dia 18 de maio, data que marca a luta contra a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação do prefeito Sandro Roberto Maciel e primeira dama Rose, secretário de Assistência Social, Eduardo Chico Merêncio, secretárias: de Governo, Maria Aparecida Costa, da Saúde, Rosane Kochann, de Educação, Maria Rosângela Casagrande, subsecretária de Políticas Públicas sobre Drogas, Priscila Pessi, entidades que fazem parte da Rede de Proteção e Polícia Militar.

Antes de iniciar a caminhada, que tomou as principais avenidas de Araranguá, o reverendo Paulo da Igreja Presbiteriana dirigiu uma mensagem a todos os presentes e convidou a todos para a oração do Pai Nosso. Por volta de 9h, autoridades, profissionais da rede de proteção, crianças e professores saíram com faixas com palavras de ordem, camisetas em alerta sobre o dia 18 de maio.

Por todos os lugares onde passavam transeuntes e pessoas dos comércios saiam às portas dos estabelecimentos para saudar a caminhada em apoio ao movimento. Em frente ao Forum Colombo Sales, um grupo de malabaristas com “pernas de pau” se aliou ao Grupo de dança Expressão Arte para abrilhantar o evento. A multidão passou pela igreja Matriz, Calçadão e encerrou o manifesto na Pista de Skate.

Para Vilma Silvano Gomes que foi professora por 28 anos e hoje é Agente Comunitária de Saúde. O evento foi coroado de êxito. Vesti a camiseta e estou feliz nesta caminhada. “Já participei de muitos movimentos, mas este é especial e o mais bonito que vi, porque envolve as crianças que estamos preparando para o futuro. Dou parabéns pela iniciativa porque todo o alerta para a sociedade tirando as crianças para o mundo dos vícios é bem vindo. Espero participar em 2016 e vestindo a camisa”, disse.

O secretário de Assistência Social e Habiação, Eduardo Chico Merêncio, em sua fala, agradeceu a todos integrantes da Rede de Proteção de Araranguá. “Muito obrigado. Quando se fala em abuso contra a criança é preciso que a gente conscientize as pessoas. Muitas vezes pensamos que isso só acontece na TV, em outras cidades, mas os abusos também rondam nossa cidade, por isso usem a camiseta do18 de maio para lembrar nesta semana de combate a E Se alguém fizer um a denúncia hoje, sobre alguma coisa, estamos evitando  seu sofrimento e preparando seu futuro com mais dignidade”, afirmou.

O prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, salientou a importância do movimento para alertar a sociedade que é preciso denunciar todo e qualquer abuso contra as crianças e adolescentes. “Por isso apoiamos o trabalho da Rede de proteção, o Disque 100, a Depcami, Conselho Tutelar, Creas instituições que recebem as denuncias para que venha a diminuir os abusos e que possamos erradicar esse mal da sociedade”, finalizou.

A caminhada encerrou na Pista de Skate com apresentações do Grupo Expressão Arte e lanche para as crianças e adolescentes.  Durante a semana  que se inicia, autoridades e lideranças, profissionais e professores que integram a Rede de Proteção em Araranguá estarão usando camiseta personalizada divulgando o Combate AP Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.