Prefeitura autoriza início da reforma geral do CREAS

O Governo do Município de Araranguá, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, autorizou a empresa Edifica, vencedora da licitação, a realizar a reforma geral do prédio que abriga o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Enquanto a reforma acontece, o atendimento do CREAS está sendo feito no prédio aonde funcionava a secretaria de Assistência Social e Habitação, na Avenida Engenheiro Mesquita, próximo ao Batalhão da Polícia Militar.

Conforme o secretário Eduardo Chico Merêncio, a reforma do CREAS se fazia necessária para que o espaço se torne funcional, com a criação de três novas salas de atendimento a população, recepção e um novo espaço com banheiros dentro dos padrões de acessibilidade ao cidadão, justifica Merêncio.

A execução de reforma, com fornecimento de materiais da área aproximada de 295,98m2, compreende: Serviços iniciais, com a retirada de forro, telhado e demolição das partes a serem reformadas, infraestrutura, supraestrutura (colocação de vigas e pilares), pavimentação interna, paredes, cobertura e proteções, revestimentos e pintura, esquadrias, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, complemento da obra. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 120 dias.

Saiba Mais

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.). A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção. O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

Prefeitura autoriza início da reforma geral do CREAS

Saiba Mais