FAMA explica: Poda drástica de Jamelão evita transtornos e não acaba com a árvore

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, com a devida autorização e fiscalização dos técnicos da Fundação Ambiental do Município de Araranguá – FAMA, de início na semana que passou a poda de dezenas de árvores no perímetro urbano da cidade; Ruas, Avenidas e Praças, algumas delas, da espécie Jamelão que receberam uma poda considerada mais drástica – sem no entanto comprometer a sua vida útil e para evitar acidentes e outros transtornos à população.

O trabalho se justifica em decorrência dos inconvenientes causados pela árvore exótica. O principal deles é a constância em que ocorrem acidentes causados pelo fruto do Jamelão que deixa as vias públicas escorregadias. Motoqueiros, ciclistas e pedestres são as vítimas mais frequentes, mas as colisões traseiras entre veículos também já foram registradas.

Além disso, o fruto de coloração arroxeada provoca manchas nas mãos, tecidos, calçamento e nos carros. Há ainda o agravante de seu porte vigoroso que pode chegar a 10 metros de altura, suas raízes grossas comprometem o calçamento, rede pluvial, seus troncos e ramos, de crescimento rápido, atingem facilmente a rede elétrica, além de obstruírem a iluminação pública e dificultarem as podas periódicas.

Árvores podem chegar a 10 metros de altura

De acordo com o engenheiro agrônomo da FAMA, Luiz Lemes, a maioria dos exemplares que estão sobre os canteiros das vias públicas de Araranguá está com mais de 20 anos e o trabalho periódico de podas se torna difícil a cada ano, havendo a necessidade do desbaste e a diminuição do porte para que outras espécies, mais aconselháveis para o meio urbano cresçam. Lemes revela que já foram feitas podas drásticas na Avenida Engenheiro Mesquita em outros anos para reduzir o porte e conduzir os galhos, que voltaram com o mesmo vigor, mas com o tempo eles serão substituídos por outras espécies, como já ocorreu em outras avenidas.

No outono soma-se o problema do desfolhamento intenso que mantém as vias públicas sujas e causam o entupimento de calhas e do sistema de drenagem. Diante disso, o Governo do Município, através da FAMA, fará a substituição gradativa da espécie Jamelão, o que só é possível a partir da sua poda.

Problema é antigo

O técnico da FAMA lembra que historicamente, devido ao plantio desordenado de Jamelões, entre outras espécies, nos últimos 20 anos, de acordo com pessoas que vivenciaram os fatos, já ocorreram acidentes em trechos da Avenida 15 de Novembro onde havia abundância deste tipo de árvore e os frutos se espalhavam pelo asfalto, Em outro trecho tinha as Casuarinas; na Getúlio Vargas eram os Pinus, (todas espécies exóticas),  que foram substituídos por Palmeiras, que deram um visual diferenciado a cidade”, finaliza,

Sempre zelando pela sustentabilidade, o governo fará o plantio de palmeiras, árvores nativas da região e que ficam entre 1,70 e 2,00 metros de altura. Lembre-se, o período de poda legal já começou, procure a FAMA opara obter a licença gratuita para este procedimento e evite deixar os galhos e outros entulhos sobre o passeio ou vias públicas.