Secretário Maureci Rodrigues assume nova missão no Governo Municipal

Depois de uma bem sucedida passagem pela Secretaria de Interior, onde sua marca de austeridade e competência, com bons serviços prestados a população do meio rural de Araranguá, o prefeito Sandro Roberto Maciel, conforme já havia anunciado, confiou ao secretário Maureci Rodrigues a recém criada Secretaria do Desenvolvimento Sustentável.

A nova pasta que pretende ser um elo entre o poder executivo com o comércio, indústria, prestadores de serviços e demais setores de atividades, funciona no andar superior da prefeitura municipal.

O secretário Maureci Rodrigues iniciou a sua nova missão no atual governo dia 08 de julho, mas antes mesmo de assumir já manteve contatos com lideranças das entidades do setor lojista, varejista, terciário e acompanhou os lojistas em viagem até Florianópolis para tratar da “Feirinha do Brás”.

“A secretaria do Desenvolvimento Econômico é muito abrangente e está ligada aos indicadores do município, como emprego e renda. É Sustentável porque na época de campanha o prefeito assumiu o compromisso do projeto Cidades Sustentáveis. Outros governos tiveram a intenção em criar a pasta, mas foi o prefeito Sandro Maciel quem tornou-a realidade”, explica.

Desafios

Um dos primeiros desafios que o novo secretário está assumindo junto a Câmara Normativa é de fazer cumprir o contrato feito por alguns empresários que receberam terrenos cedidos pela prefeitura junto ao Parque Industrial.

“Assumi a incumbência de conversar com cada empresário. Nosso interesse não é tirar terreno de ninguém e sim que eles construam e venham a gerar emprego e renda. Além disso, existe uma lista de espera e a pressão da sociedade que espera uma ação neste sentido, porque estes terrenos são específicos para o ramo industrial. Ninguém pode repassar os terrenos através de contrato de gaveta, ou penhora. É bom lembrar que existe uma clausula de que se o terreno foi doado a um CNPJ não pode ser repassado”, afirma.

Maureci salienta que tudo será feito de forma transparente para que não haja problema nem para o município e nem para o empreendedor.

Manter e atrair novos investimentos

Um desafio novo e que o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Araranguá pretende lutar é o de buscar empresas para se instalarem aqui, nas áreas de inovação e tecnologias aproveitando as potencialidades existentes como o Instituto Federal e Universidade Federal.

O secretário não esconde sua satisfação de contemplar uma iniciativa que teve o apoio do governo municipal na questão de incentivos fiscais para que a Prodapys pudesse adquirir uma área maior e se manter na cidade.

“Fomos parceiros para que a empresa continuasse aqui em Araranguá gerando empregos e produzindo o melhor mel do mundo”, frisa.

Como a nova Secretaria está ligada direto ao movimento econômico da cidade, afirma que já solicitou ao prefeito o apoio para criar uma equipe técnica, com um consultor para dar assessoria as entidades e empresas. Maureci acredita que apesar do curto espaço de tempo pode ser feito um bom trabalho.

“Vou me dedicar com muito trabalho, acredito no prefeito que nos dará o amparo necessário e tenho a certeza de que esta Secretaria vai ser um marco no município, porque atua direto no fomento ao emprego e renda para os próximos anos. Quando o poder público não atrapalhar já é bom imagine auxiliando e a intenção do governo é de ajudar. Podemos fazer um excelente trabalho, basta querer”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Maureci Rodrigues, espera que os empresários participem mais das reuniões da elaboração do Plano Diretor é muito importante que os empresários participem e apoiem a criação de uma zona industrial específica, para não correr o risco de no futuro o desenvolvimento industrial ficar sufocado em meio ao crescimento da cidade, conclui.