Valorização e apoio ao homem do campo auxiliam nos avanços dos índices de sustentabilidade de Araranguá

 

 

 

 Os Agricultores de Araranguá tem muito que comemorar no seu dia celebrado em 28 de julho. Com a criação da Secretaria do Interior, o Governo do Município tem dado atenção especial às comunidades mais distantes e aos agricultores. A riqueza dos produtos oriundos da agricultura, baseada no cultivo de arroz, fumo, na criação de aves e gado, na produção de ovos, na plantação de maracujá, mandioca, milho, leite e hortifruti, engrandecem e fortalecem a economia local.

Preocupado em manter o homem no campo, o Governo tem promovido uma série de ações que beneficiam os agricultores: através do SAMAE a água de qualidade agora chega a mais 21 localidades do interior, a coleta de lixo foi ampliada para outras 13 comunidades rurais, dois médicos veterinários assessoram os agricultores com suas criações.

Na educação as escolas das comunidades de Rio dos Anjos, Campo Verde e Campinho foram reformadas, assim como o Centro de Educação Infantil do Lagoão.  Além disso, as localidades de Ilhas, Caverá e Polícia Rodoviária estão recebendo novas unidades de ensino, garantindo que os filhos dos agricultores tenham acesso educação de qualidade sem que precisem sair de perto de suas famílias.

A saúde também tem auxiliado na manutenção do homem no campo. Com as Estratégias de Saúde da Família reforçadas e as reformas e ampliações da UBSs de Hercílio Luz, Mato Alto /Lagoão e Sanga da Toca e a construção das UBS do bairro Polícia Rodoviária e Sanga da Areia, os agricultores tem atendimento próximo de suas casas.

Ainda fora de suas porteiras os agricultores recebem melhorias nas estradas de acesso ao interior, com a construção de pontes como a que liga Pontão e Campo Mãe Luzia e a do Fundo Grande, com a reforma pontes de Pontão, volta do Silveira e do Balneário de Ilhas, ou ainda com o asfaltamento no Distrito de Hercílio Luz, as comportas na Volta Curta e Rio dos Anjos e a pavimentação com Lajotas no Caverazinho.

Dentro de suas porteiras os agricultores receberam assessoria com serviços como roçada, construção e melhoria de acessos às propriedades rurais; serviços de aração e gradeaçã, apoio no plantio, na colheita e na ensilagem do milho, serviços de retro escavadeira e esterqueira, além de limpezas de valos comunitários, entre outros benefícios.  

 

Festa do Agricultor

Mas a valorização do homem do campo e da agricultura familiar vai além. O que começou com o objetivo de confraternizar as famílias rurais de Araranguá agora toma um novo vulto e se concretiza na IX Festa do Agricultor e IV Expo Feira – Feira da Agricultura Familiar que acontecerão nos dias 7 e 8 de agosto na Praça Hercílio Luz. O Governo do Município, através da Secretaria de Interior, tem sido parceiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para promover a maior edição da festa que deverá atrair mais de 800 agricultores de toda a região. A programação prevê a escolha da rainha e princesas, desfile de tratores alegóricos, almoço festivo com comidas típicas, a posse da nova diretoria do Conselho, além de shows e as atrações da Feira da Agricultura Familiar.    

O prefeito Sandro Maciel destaca a importância da agricultura para a economia local, além de ressaltar a contribuição dos agricultores para a melhoria da posição de Araranguá no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS da FECAM. “Passamos da 8ª posição em 2012 para a 3ª colocação na região. Além disso, superamos 74 posições no ranking nacional do IDMS, passando de 198ª para 124º colocado em 2 anos. Acredito que estamos no caminho certo, incentivando e valorizando nossos agricultores”.