Idosos de Araranguá comparecem em grande número à Conferência Municipal do Idoso
Para quem pensa que os idosos se reúnem apenas para dançar e se divertir nos encontros semanais do Centro Integrado de Atividades Recreativas da Terceira idade – CIARTI, a participação em massa na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na tarde de ontem, 28, no Clube Amizade mostrou o contrário. Os representantes das diversas instituições ligadas a Terceira Idade apresentaram moções de apoio e repúdio, discutiram seus direitos e até questões mais polêmicas como financiamento, gestão, projetos, ações e sistema de garantia de direitos humanos e participação, que faziam parte dos eixos temáticos.
O cerimonial de abertura oficial da Conferência teve a execução do hino do município pelo grupo de vozes das senhoras do Ciarti, regidas pelo maestro Chico e contou com pronunciamentos do secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Chico Merêncio, ressaltando o resgate do Conselho Municipal do Idoso entre outras conquistas. “Obrigado por atenderem ao nosso chamado e espero que a conferência seja de muito proveito”, disse.
Dona Antonia Souza da Silva, em nome dos usuários das políticas de apoio ao idoso, disse que ela e seus amigos estavam ali para lutar pelos seus direitos e que a conferência é o melhor caminho.
Próxima Conferência em nova casa
O prefeito Sandro Maciel falou da evolução do papel do idoso na sociedade atual. “Essa conferencia se reveste de uma importância muito grande porque trata dos direitos da pessoa idosa. Em outros tempos muitos ficavam em suas casas, mas hoje a realidade é outra e o papel de vocês é muito importante para que possamos desenvolver ações e políticas que venham ao encontro das vossas necessidades. Para finalizar quero dizer alegria que sinto de que a próxima conferência vai ser na nova sede do Centro de Convivência do Idoso, que será o maior do sul”. O prefeito também destacou a presença da palestrante, Mirella Rocha, filha de um grande amigo dele e natural de Araranguá.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa agradeceu a presença de todos. “Obrigado por terem saído de suas casas para discutir nossos direitos, portanto, declaro aberta a presente conferência do idoso de Araranguá. Ato contínuo, a palestrante Mirella Rocha colocou em votação o Regimento Interno e deu início a sua palestra em cima do tema da 4ª Conferência Nacional do Idoso, com o tema: “O Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – Por um Brasil de todas as idades”.
Os idosos participaram dos debates dos eixos temáticos em grupos e ao final foram eleitos 30 delegados, sendo 15 titulares e 15 suplentes para a Conferência Regional, que será nesta quarta-feira, 29, na 22ª SDR de Araranguá. A organização da Conferência Municipal do Idoso agradece ao apoio da imprensa que deu ampla cobertura ao evento.