Obra definida pela participação popular tem ordem de serviço assinada

A projeção de uma cidade democrática passa pela discussão e participação do povo nas ações executadas pelo poder público. Deste modo, a prefeitura de Araranguá tem dialogado constantemente com a população sobre as prioridades de cada localidade. E foi através do programa Fala Araranguá que a comunidade Moradas do Sol definiu pela construção de um novo centro comunitário, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora das Graças.

Na noite dessa segunda, dia 17, autoridades municipais e moradores da comunidade estiveram reunidas na cerimônia de entrega da ordem de serviço para a construção do espaço. O presidente da Associação de Moradores, Francisco Salvador Carlos, conhecido como Seu Kiko, agradeceu ao prefeito Sandro Maciel por reafirmar o compromisso com a comunidade. “Há mais de 20 anos que moro na comunidade e nunca um prefeito veio aqui entregar uma obra. Eram somente promessas que não se cumpriam”, relata Kiko ao destacar ainda a importância do centro para a comunidade. “Com certeza é uma conquista para todos os moradores que serão servidos deste novo local”, acrescenta.

O centro comunitário a ser entregue também vai ao encontro da proposta de uma cidade humanizada e sustentável. Humanizada, pois será naquele local o ponto de encontro de integração, harmonização e acolhida. Além disso, sustentável por se inserir no plano de Cidades Sustentáveis. “Nossa primeira missão é fazer o centro comunitário. E em seguida, faremos a cessão de uso para a comunidade”, comenta o prefeito ao adiantar o que será feito do atual prédio do centro comunitário, interditado por questões de segurança. “Faremos a reforma do prédio e ceder o espaço para as atividades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social)”, afirma Sandro Maciel.

O investimento é de R$ 448.427,10 com recursos próprios do município. A empresa responsável pela execução, a Construtora Pai e Filhos, com sede na própria comunidade, deverá entregar a obra em novembro. “Em conversa com o Seu Kiko e a empresa que vai fazer a obra ficou combinado que entregaríamos o centro comunitário em três meses, antes mesmo da festa da igreja, que ocorrerá no dia 29 de novembro”, acredita o prefeito.