Unidade de Saúde no bairro Polícia Rodoviária é entregue à comunidade

A comunidade de Polícia Rodoviária foi contemplada, na noite desta terça, dia 8, com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). O prefeito Sandro Maciel, juntamente com lideranças municipais, entregou a UBS Sônia Ondina Marcelino em solenidade na própria unidade. Moradores e a família da enfermeira que leva o nome da UBS também prestigiaram o evento.

A proposta da nova unidade foi contemplada pelo Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, do deputado federal Ronaldo Benedet, que no ato de entrega foi representado pelo ex-vereador Anísio Prêmoli e autor do projeto de denominação da UBS à Sônia Ondina Marcelino. O município disponibilizou mais R$ 308 mil de recursos próprios entre estrutura e mobiliário, totalizando R$ 508 mil de investimentos na UBS.

A secretária de Saúde, Rosane Kochhannm, aproveitou o momento para agradecer aos esforços da administração em liberar o montante para que a obra fosse concretizada. “Nossa intenção era fazer uma obra que pudesse atender a comunidade e que fosse um local acolhedor. O resultado é uma unidade ampla, bonita e espaçosa da qual sem os recursos do município não seria possível”, relata a secretária ao enaltecer também os trabalhos da equipe de saúde do bairro.

A UBS possui 1170 famílias cadastradas, sendo que a equipe completa de Estratégia de Saúde da Família atende a mais de 5 mil moradores do Bairro Polícia Rodoviária. Em média são feitos 700 consultas médicas mensais. A antiga unidade contava com recepção para 40 pessoas, salas de vacina e procedimentos, consultórios de enfermagem, médico, dentário, além de mais uma sala para outros profissionais como pediatria e ginecologia, farmácia adequada e banheiros adaptados. Além desta estrutura o novo espaço que segue padrão do Ministério da Saúde contará ainda com área restrita aos funcionários como sala de expurgo, de esterilização, copa e banheiro, salas de triagem, de acolhimento e para as agentes comunitárias de saúde e auditório para 50 pessoas. Com a entrega do novo prédio, a antiga UBS será cedida à Associação de Moradores do Bairro Polícia Rodoviária. “A Associação de Moradores poderá contar com mais este espaço para as suas atividades. Vamos encaminhar toda a documentação para ceder o prédio antigo”, diz o prefeito Sandro Maciel.

O prefeito ainda destacou a importância de inaugurar a maior unidade de saúde do município. “Este é um espaço que vai atender à comunidade de maneira ainda mais acolhedora e humanizada. Por isso acredito no empenho da equipe de saúde em bem atender à população do bairro Polícia Rodoviária”, relata ao acrescentar os trabalhos nas unidades de saúde espalhadas pelo município. “Queremos deixar todas as unidades de saúde com uma nova estética. Todas que precisam ser reformadas nós vamos fazer, inclusive algumas já iniciadas. Com isso, as unidades básicas terão mais conforto e acessibilidade para a população”, complementa o Sandro Maciel.