Quatro comunidades vão ganhar novas unidades de saúde

Na próxima segunda-feira, dia 26, o prefeito Sandro Maciel assinará quatro ordens de sérvio para iniciar a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O ato será realizado no Gabinete do Prefeito, às 17 horas. As novas UBS serão construídas nos bairros Jardim das Avenidas, Urussanguinha, Vila São José e Sanga da Areia. O investimento total das obras chega a quase R$ 1,5 milhão.

Destes, R$ 425.612,62 será investido na UBS Urussanguinha, a de metragem maior, que vai ser de 374,90 m² de área construída; mais R$ 387.755,85 na UBS Sanga da Areia, com 332,31 m²; R$ 353.799,42 na UBS Jardim das Avenidas e terá 301,23 m²; e R$ 326.141,38 de recursos para a UBS Vila São José, com 285,84 m². Os recursos são provenientes exclusivamente do governo federal. O município dará a contrapartida na compra da mobília dos postos. O prazo para a execução das obras é de 12 meses e a empresa responsável será a Minas Construções e Empreendimentos LTDA EPP. Enquanto isso, o atendimento segue normalmente nos atuais postos das comunidades, com exceção do bairro Vila São José, onde deverá ser locado um novo espaço no período de obras na localidade.

A secretária municipal de Saúde, Rosane Kochhann, afirma que as novas UBS vão atender as comunidades de maneira ainda mais acolhedora e humanizada. “Estas unidades de saúde serão mais amplas que as atuais e com estruturas adequadas ao padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde. Isto vai proporcionar melhor acolhimento aos pacientes e também dará mais garantia aos funcionários para nas condições de trabalho e atendimento mais humanizado”, revela a secretária.

Para o prefeito Sandro Maciel, a liberação do início das obras após a assinatura das ordens de serviço marcará um novo momento da Saúde do município. “Temos o compromisso com a população araranguaense em oferecer serviços de qualidade na área da Saúde. Assim, todas as UBS que precisam ser reformadas nós vamos reformar e construir estas novas unidades. Queremos deixar todos os postos de saúde com um novo visual e proporcionar mais conforto e acessibilidade à população”, comenta o prefeito.