A Secretaria de Assistência Social e Habitação através do CREAS e CRAS, apresentou o projeto “Ônibus Lilás “

O ônibus lilás do Programa Mulher Viver Sem Violência, da coordenadoria da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, estará no Extremo-Sul a partir do final de semana. Cinco municípios da área da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, entre eles Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Maracajá, Sombrio e Balneário Gaivota serão parceiros desta ação.

Segundo as gerentes da ADR Araranguá, que estão na coordenação da ação, Dione Helena Ramos Cesa (Planejamento Regional e Apoio a Políticas Públicas) e Jane Aparecida Soares de Souza (Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas), o principal objetivo das ações feitas em parceria com prefeituras é levar informação às mulheres de áreas mais distantes dos centros urbanos sobre violência e meios de se defender.

Elas explicam que cada Secretaria Municipal de Assistência Social fez uma programação de acordo com a realidade local, tendo como parceiros órgãos como CIDASC, OAB, INSS, Delegacia da Mulher, Sindicato Rural, Rede Feminina de Combate ao Câncer, envolvendo ainda as secretarias de Saúde, Educação, entre outras.

A coordenadora estadual da Mulher da SST, Aretusa Larroyd, destaca que os municípios são escolhidos em função dos números de casos de violência contra a mulher, segundo dados do IBGE. “O Programa é um divisor de águas. Ele traz a oportunidade de acolhida, e não de julgamento”.

O ônibus começará o roteiro em Araranguá, onde no sábado e domingo, 4 e 5, percorrerá as ruas. Na segunda-feira, 6, ele terá como destino o bairro Santa Catarina – pela manhã acontecerá uma passeata e a partir das 13h, no Centro Comunitário acontecerão atividades, como palestras, e ações de saúde, orientações jurídicas, entre outras.

O próximo município visitado será Balneário Arroio do Silva, local que sediará atividades na terça-feira, 7 e quarta-feira, 8. Na terça-feira, o ônibus se dirigirá para a Praia da Caçamba, ao lado da escola da localidade, onde durante todo o dia acontecerão palestras, ações de saúde, orientações jurídicas e às 20h haverá cinema. Na quarta-feira, ao lado do Posto de Saúde Central, das 9h às 16h acontecerão atendimentos, palestras e orientações.

Posteriormente, o ônibus seguirá para Maracajá na quinta-feira, 9, onde a partir das 9h oferecerá atividades no Ginásio de Esportes Denei Prezalino Ramos, no centro. Em Sombrio, os serviços serão oferecidos na sexta-feira, 10, no Centro Comunitário do bairro Boa Esperança, das 9h às 16 horas. O último dia da ação do Programa Mulher Viver Sem Violência na Região será sábado, 11, em Balneário Gaivota, no Salão Expedito, bairro Jardim Ultramar, das 10h às 16h.

No dia 13 de novembro o ônibus seguirá para a Grande Florianópolis, iniciando os atendimentos nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Anitápolis. A partir do dia 20, também na Grande Florianópolis, será iniciado os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, nos municípios de Biguaçu, São José, Paulo Lopes, Florianópolis e Palhoça.

Município: Araranguá

Bairro: Santa Catarina (Centro Comunitário)

Município: Balneário Arroio do Silva

Bairro: Praia da Caçamba (ao lado da escola)